Encontro reúne, no Maranhão, representantes dos TRTs

quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 - 12:27
Redator (a)
Wanda Cunha
Presidente do TRT do Maranhão, Ilka Esdra Silva Araújo
Representantes dos TRTs

Evento recebe 230 participantes e supera a expectativa dos organizadores 

Um encontro que seria dos TRTs do Norte e Nordeste transforma-se num celeiro de grandes idéias, com a participação de TRTs de outras regiões do Brasil. O auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, com capacidade para aproximadamente 188 pessoas, recebeu, nesta quinta-feira (20) um público de 230 participantes, dentre presidentes e corregedores, magistrados, diretores, servidores do Judiciário Nacional Trabalhista. Durante a abertura da solenidade, foi apresentado um video cantado por servidores, em homenagem aos 400 anos de São Luís; o saxofonista Pedro Duarte executou o Hino Nacional.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, fez a abertura da solenidade. Disse que o TRT do Maranhão sentia-se orgulhoso com a representatividade dos regionais no evento, inclusive, os TRTs do Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás, e manifestou a esperança de que o próximo Encontro de TRTs  deixe de ser do Norte e Nordeste para ser nacional.

“Quero trazer a memória somente o que pode dar esperança”. Com esse trecho bíblico, a desembargadora acentuou a importância do evento para a transformação de um Judiciário melhor e de uma justiça mais séria. Lembrou que a equipe organizadora sentiu dificuldade em escolher as boas práticas, dada a qualidade das idéias apresentadas.

A desembargadora enfatizou que o planejamento estratégico deve começar da base e que as pessoas fazem a diferença para o melhor desempenho das instituições. “Somos um celeiro de grandes ideias, e esta é a oportunidade que todos temos de colocar aqui nossas conquistas. Todos têm muito a contribuir. As pequenas idéias são capazes de transformar os tribunais”, enfatizou. 

Ao final, a desembargadora convidou todos os presentes para o Show Musical em comemoração aos 400 anos de São Luís, que será realizado nesta quinta-feira, impreterivelmente às 20 horas, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, centro). O show é beneficente e conta com a participação de artistas maranhenses e servidores do Tribunal. O show, além de fazer parte das atividades culturais do evento, é uma homenagem que o TRT-MA presta a São Luís, capital do Maranhão, pelos seus 400 anos de história.

O Encontro e o Show musical no TAA contam com o apoio do Banco do Brasil, Caixa, Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI), das associações Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra) e do TRT-MA (Astra XVI), Mix Eventos e Escola Crescimento.

Autoridades presentes – Presidentes dos Tribunais Regionais de Goiás (GO), Mário Sérgio Botazzo; Rio Grande do Norte (RN), Ronaldo Medeiros de Souza;  Acre e Rondônia (AC/RO), Vania Maria da Rocha Abensur; Sergipe (SE), Jorge Antônio Andrade Cardoso; Pará (PA), José Edílsimo Eliziário Bentes; Ceará (CE), Maria Roseli Mendes Alencar; Paraíba (PB), Paulo Maia Filho; Alagoas (AL), Severino Rodrigues dos Santos e o presidente do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho(Conematra), Carlos Lontra.

Participam também do evento as vice-presidentes dos TRTs do Rio Grande do Sul (RS) e de Sergipe (SE), respectivamente, Rosane Serafini Casa Nova  e Rita de Cássia P. Oliveira; a juíza do Trabalho da Paraíba (PB), Navara Queiróz Mota de Souza; o juiz do trabalho substituto de Sergipe (SE), Luiz Manoel Andrade Meneses; o juiz auxiliar da presidência e coordenador de gestão estratégica do TRT do Piauí (PI), Roberto Wanderley Braga; juiz do trabalho do Ceará, Paulo Régis machado Botelho.

Presente também o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Marcos Sérgio Castelo Branco. Representando a direção do Foro da Justiça Federal- Seção Judiciária do Maranhão, a juíza federal Clemência Almada Lima de Ângelo. Também prestigiaram o evento os desembargadores do TRT-MA, José Evandro de Souza, Gerson de Oliveira Costa Filho, Marcia Andrea Farias da Silva, James Magno Araújo Farias e Américo Bedê Freire; além de juízes e servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão.

 

 

Fotos: Romeu Ribeiro

11 visualizações