Entrega de certificados marca encerramento do curso Meio Ambiente Sustentável

segunda-feira, 10 de Setembro de 2012 - 15:54
Rosely Vieira (e), Manoel Lopes Veloso Sobrinho, Stael Cavalcanti Araújo (Gestão Estratégica) e Ana Lúcia Rocha (Escola Judicial)
Suley Cavalcante (tutora) entrega certificado a Pablo da Silva

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (10) a cerimônia de encerramento do curso Meio Ambiente Sustentável, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). Estiveram presentes servidores do tribunal, tutores e alunos do curso oferecido na modalidade de educação a distância (EaD).

A cerimônia foi aberta pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT-MA, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, que agradeceu a participação de todos os alunos e destacou o relacionamento que o tribunal mantém com a comunidade por meio de atividades como essa.

A gestora do curso, Rosely Vieira, chefe do Serviço de Saúde do TRT-MA, falou sobre a preocupação com o meio ambiente, a questão da sustentabilidade e com a redução da pegada ecológica. “Foi muito bom estudar para construir o conteúdo do curso, acompanhar seu desenvolvimento e vê a leitura dos alunos a respeito da temática. A pluralidade de pessoas que participaram trouxe muita riqueza ao projeto”, afirmou.

Para o estudante de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), William Cordeiro, “o curso trouxe aprofundamento e ampliação de visão, pois o aluno pode analisar o que está fazendo pelo planeta, responsabiliza-se pelos seus atos e vê como se tornar  um cidadão muito melhor em relação ao meio ambiente”.

“Espero que sejam oferecidos mais cursos assim”, disse a estudante de Engenharia Ambiental, Sildenir Nunes. Ela destacou como um dos momentos mais importantes do curso as discussões relativas às leis ambientais.

O engenheiro ambiental Pablo da Silva Costa disse que o curso serviu para aprimorar mais o conhecimento da área de meio ambiente. “Como eu trabalho diretamente com essa área, a parte de legislação foi o que mais me acrescentou informações, bem como agregou o compromisso pessoal com a questão da sustentabilidade e de ser um multiplicador ambiental”, acrescentou.

A Escola Judicial fez a entrega dos certificados aos alunos e também foram divulgados os melhores trabalhos apresentados pelos alunos. Esse material fará parte de um E-book sobre sustentabilidade e redução da pegada ecológica (indicador de sustentabilidade ambiental).

Pegada Ecológica – o trabalho de conclusão do curso teve como objetivo levar os alunos a refletirem sobre a importância da sustentabilidade e a redução da pegada ecológica e até que ponto a forma de viver de cada pessoa está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que gerados.

O curso integra o Projeto São Luís 400 anos – Ilha Sustentável e faz parte da programação comemorativa do aniversário de 400 anos de São Luís.

Para saber mais sobre a Pegada Ecológica clique aqui.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista responsável: Valquíria Santana 

2 visualizações