Envio de processo administrativo ganha agilidade com instalação de leitor de código de barras

terça-feira, 20 de Março de 2007 - 8:43
Redator (a)
Valquíria Santana

Para agilizar o acesso à ficha eletrônica de processo administrativo e o envio de processos; oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e eliminar a possibilidade de erro na digitação de números e códigos, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT) instalou, em todos os setores administrativos do Tribunal, leitoras de código de barras.

O equipamento também está sendo utilizado nas Varas Trabalhistas de São Luís, Imperatriz e Chapadinha para a leitura de etiquetas de postagem dos Correios e também será instalado nas demais Varas do interior do Estado.

A Diretoria de Informática do TRT fará ajustes no Sistema de Acompanhamento de Processos Trabalhistas da 1ª Instância, SAPT1, para que o equipamento seja utilizado para fazer a guia de remessa de processos judiciais em todas as Varas.

A implantação da ferramenta de leitura óptica dá continuidade ao processo de racionalização do trabalho que vem sendo desenvolvido no TRT.

O equipamento já é utilizado com sucesso na área judicial da segunda instância da Justiça do Trabalho no Maranhão. De acordo com oficio circular encaminhado pelo diretor geral do TRT, Júlio César Guimarães, aos diretores e chefes de serviços e de setores da área administrativa, a leitora de código de barras deve ser usada, nesse primeiro momento, para acessar a ficha eletrônica de processo e para fazer a guia de remessa.

O Serviço de Informática está trabalhando para implementar novas utilizações para o equipamento. O servidor responsável pela instalação do equipamento e orientação sobre o seu uso, Luiz Pires, explica que com esse novo serviço o próximo passo, com a completa instalação do sistema, é eliminar a impressão das guias de papel, pois será utilizado também para o recebimento de processos.

Além de proporcionar agilidade, a utilização da leitora óptica qualifica o serviço, eliminando a possibilidade de erros, pois não será necessário digitar o número do processo. O leitor de código de barras é extremamente leve e ergonômico, proporcionando melhores condições de trabalho aos usuários. Possui indicação visual e sonora de leitura.

16 visualizações