Equipe do TRT na Escola visita UI Maria José Aragão na Cidade Operária

terça-feira, 13 de Outubro de 2015 - 0:00
Redator (a)
Suely Cavalcante

A visita à Unidade Integrada Maria José Aragão, localizada na Unidade 205, Cidade Operária, foi realizada na última sexta-feira (9/10), pela juíza do trabalho Angelina Moreira de Sousa Costa, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, e a servidora Anícia Ewerton, gestora do Programa TRT na Escola. Elas foram recepcionadas pelo diretor adjunto da UI Maria José Aragão, Wilson Chagas; e pelas professoras Deuselina Ducarmo Câmara Meireles e Ana Rosa Silva Assunção. Presentes, também, mais 15 professores da escola e 400 alunos, do 6º ao 9º ano. Angelina Moreira e Anícia assistiram a apresentações artísticas desenvolvidas pelos alunos sobre o Programa TRT na Escola.

Após as boas-vindas do diretor Wilson Chagas, alunos do 6º e do 7º ano apresentaram o Rap "Eu sou criança, só quero brincar e estudar". Por ser uma música bastante ritmada e letras singulares, o rap prende a atenção dos ouvintes. Assim, os alunos aproveitaram para falar de uma questão polêmica e que tem sido bastante debatida nas escolas e pelos órgãos públicos que é o trabalho infantil. Eles lembraram à plateia que criança precisa brincar e estudar. Foi a forma que encontraram para denunciar e dizer não ao trabalho infantil.

Os alunos também apresentaram a peça teatral “O livro mágico”, cujo texto  enfatizou a importância da leitura, do estudo, assim como abordou, também, a exploração em uma relação de trabalho, com descumprimento de direitos trabalhistas, entre outros.

Segundo Maria Sildene, gestora-geral da UI Maria José Aragão, a escola costuma abraçar todos os programas compartilhados na unidade. Assim foi com o TRT na Escola.   “Nós abraçamos, pois acreditamos que este tipo de atividade vem enriquecer  e contribuir na formação dos nossos alunos".

A Escola Maria José Aragão desenvolve vários projetos, o que contribui para que seja nulo o percentual de evasão do alunato.

Próximas visitas - nos dias  14 e 22 de outubro deste ano, respectivamente, as visitas serão realizadas na Escola Municipal Lêda Tajra Chaves, em São José de Ribamar, e o CE Ytaqui Bacanga, turno vespertino.

Programa TRT na Escola - Com o slogan “Educar é promover cidadania”, o TRT na Escola tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. O objetivo do programa é difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, bem como realizar debates sobre trabalho infantil, trabalho análogo ao de escravo, e trabalho seguro, com ações desenvolvidas desde 2012. O TRT na Escola é desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

61 visualizações