Escola Judicial avalia a Semana de Formação de Magistrados e cursos de formação de servidores

quarta-feira, 22 de Outubro de 2014 - 12:38
Redator (a)
Wanda Cunha
Em reunião: a importância do planejamento para o sucesso das atividades da EJUD
Servidoras da EJUD destacam o apoio do diretor e do coordenador da Escola, des. Américo Bedê e juiz Bruno Motejunas (da direita para esquerda)

Encerrados, com sucesso, os cursos dirigidos à formação de servidores e a 2ª Semana de Formação dos Magistrados, realizados no período de 13 a 17 deste mês pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD). Foram dois eventos simultâneos ocorridos em locais diferentes: sede do TRT (formação dos magistrados) e sede do Foro Astolfo Serra - FAS (cursos aos servidores), o que exigiu maior empenho da Equipe da EJUD para execução das atividades. No TRT, foram nove palestras, com a participação de 48 magistrados. No FAS, foram seis palestras, com a participação de 162 servidores e a colaboração de cinco expositores da casa, sendo dois juízes e três servidores. 

As servidoras da Escola Judicial, Sílvia Maria Pontes de Castro, Anícia de Jesus Ewerton, Ana Lúcia Rocha Silva, Cássia Cordeiro Furtado e Rosely Bello Ribeiro Vieira, e a recepcionista Maria Érica da Conceição Barros, comemoraram o resultado positivo alcançado. “Os servidores demonstraram, com essa participação expressiva, que eles têm valorizado o trabalho da Escola Judicial”, enfatiza Silvia Pontes de Castro, secretária executiva da Escola. E qual a receita do êxito?  As servidoras foram categóricas em afirmar que nada se faz sem planejamento. Os eventos foram pensados e organizados com antecedência e a culminância foi apenas uma etapa desse processo. 

Também, as servidoras destacaram o apoio da Presidência do Tribunal, do diretor e do coordenador da EJUD, respectivamente, desembargador Américo Bedê Freire e juiz Bruno de Carvalho Motejunas, sem os quais o sucesso não seria possível e aos quais a equipe da Escola fez um agradecimento especial, pelo incentivo à capacidade de iniciativa e criação.   As servidoras estenderam os agradecimentos a algumas unidades do Tribunal, que também contribuíram para a realização das atividades, com a execução de suas tarefas específicas: Setor Gráfico, Seção de Comunicação Social, Seção de Cerimonial, Coordenadoria de TI, Setor de Transporte e Diretoria do Foro. Enalteceram ainda a contribuição dos serviços terceirizados do FAS e do TRT, dentre os quais aqueles que trabalham na limpeza, recepção, suporte técnico e som.

A servidora Anicia Ewerton também elogiou os servidores que participaram dos cursos. “Apesar de todas as metas a serem cumpridas dentro de suas unidades de trabalho, eles conseguiram dedicar esse tempo à sua formação”, disse. Na oportunidade, Cássia Furtado lembrou que, paralelamente a esses dois eventos, a Escola realizou o treinamento em processo Judicial Eletrônico (PJe) para servidores da Corregedoria e TI, também  no Foro, com a participação de oitos servidores. Sílvia Castro observou que a EJUD vem trabalhando no sentido de buscar maior participação dos servidores aos eventos promovidos, uma vez que essas atividades são pensadas para aprimorar as competências laborais e individuais, bem como possibilitar o alcance do Adicional de Qualificação.

 “A Escola está engajada na capacitação dos servidores do Judiciário Nacional, conforme recomendações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário”, enfatizou Ana Lúcia Rocha Silva, chefe do Setor de Capacitação e Desenvolvimento de Servidores.  A secretária Sílvia de Castro esclareceu que faz parte do planejamento da Escola instituir o itinerário formativo para as várias categorias funcionais, ou seja, uma rotina de treinamento conforme o cargo e a função de cada um, no sentido de que os servidores possam se capacitar sempre para melhor desempenhar suas funções. “Esse itinerário é uma grade curricular a ser seguida por servidores de carreiras”, completou Sílvia Pontes de Castro. 

Planejamento 2015 – Já está prevista para acontecer em 2015 – nos meses de maio e outubro – a Semana de Formação dos Magistrados. E, paralelamente, a Escola vai envidar esforços para realizar novamente a semana de servidores, no sentido de que ela aconteça concomitantemente à formação dos magistrados. A Semana de Formação de Magistrados atende ao disposto nas Resoluções nºs 1/2008 e 9/2011 da ENAMAT (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho), que estabelecem os parâmetros mínimos para o Módulo Regional da Formação Inicial dos Magistrados do Trabalho e regulamentam a formação continuada dos Magistrados do Trabalho no âmbito do Sistema Integrado de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho. O objetivo da Semana de Formação de Magistrados é concentrar as atividades formativas oferecidas aos magistrados do TRT-MA, ao mesmo tempo em que assegura o cumprimento de parte da carga horária semestral de formação exigida dos magistrados, entre outros objetivos.


34 visualizações