Escola Judicial do TRT-MA inicia capacitação de professores de escolas públicas
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) iniciou, nesta quarta-feira (8), no Auditório do Foro Astolfo Serra, treinamento para 45 professores de escolas públicas do Estado e dos municípios de São Luís e de São José Ribamar que fizeram adesão ao Programa TRT na Escola para as atividades deste ano. A Escola Judicial do TRT-MA está sob a direção do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho.
Ao todo, serão ministradas seis palestras sobre com os temas direitos e garantias fundamentais, trabalho infantil, trabalho escravo, inclusão no mercado do trabalho, trabalho seguro, noções básicas de direito do trabalho, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário Trabalhista e acessibilidade. As palestras acontecerão todas as quartas-feiras do mês de março, no horário de 8h às 12h.
A abertura do cronograma de formação básica do TRT na Escola foi feita pelo coordenador da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior. Ao falar sobre os objetivos do Programa, o magistrado enfatizou que a capacitação de professores em direitos sociais e direito do trabalho é essencial para a ação de formação de multiplicadores da cidadania junto aos estudantes. “Na escola estão os futuros empregados e empregadores”, enfatizou, referindo-se à valorização da disseminação de conhecimentos como forma de reduzir conflitos trabalhistas.
Ele lembrou que a participação de magistrados e servidores no Programa é voluntária. “Fazemos o TRT na Escola por vocação e por acreditar que o acesso ao conhecimento é fator essencial para o desenvolvimento da sociedade”, disse.
O juiz Carlos Gustavo Brito Castro proferiu a primeira palestra com o tema Direitos e Garantias Fundamentais. Na abertura do treinamento, ele destacou a relevância do professor para o êxito do Programa. Disse que os professores estão propiciando aos magistrados da Justiça do Trabalho no Maranhão a oportunidade de contribuir para a formação dos estudantes.
A supervisora-secretária do Programa TRT na Escola, Anícia de Jesus Ewerton, deu as boas-vindas aos professores que este ano integram a sétima turma de docentes do ensino fundamental e de ensino médio capacitados pela Escola Judicial do TRT-MA. De acordo com Anícia, os professores têm autonomia na escolha da metodologia de ensino para desenvolver o conteúdo do treinamento.
Programa - O Programa TRT na Escola foi iniciado em 2012 e desde a primeira edição já teve a participação 46 escolas, 634 professores e 16.622 estudantes. O cronograma de atividades coincide com o ano letivo. Em abril, haverá entrega de material didático (cartilhas) nas escolas. Em maio e junho, ocorre multiplicação do conteúdo, em agosto, os magistrados, procuradores e servidores do TRT-MA visitam as escolas parceiras, em outubro, estão previstas culminâncias nas escolas e visitas ao Foro Astolfo Serra e em novembro, uma culminância geral no TRT. Os treinamentos são de responsabilidade do TRT-MA e do Ministério Público do Trabalho da 16ª Região.
Com o lema “Educar é promover cidadania”, este ano o Programa conta a participação de professores de nove escolas estaduais e dos municípios de São Luís e de São José de Ribamar: UEB Senador Miguel Lins (SEMED/São Luís), UEB Maria Rocha (SEMED/São Luís), UEB Rubens Ferreira Rosa (SEMED/São Luís), C.E Profª Dayse Galvão de Sousa (SEDUC/MA), C.E José Justino Pereira (SEDUC/MA), C.E João Francisco Lisboa (SEDUC/MA), Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior (SEMED/São José de Ribamar), Escola Municipal Vila Operária (SEMED/São José de Ribamar) e Escola Municipal Miritiua (SEMED/São José de Ribamar).
Programação
Dia 8/3: Direitos e Garantias fundamentais - Juiz Carlos Gustavo Brito Castro
Dia 15/3: Trabalho escravo e Trabalho infantil - Procurador Luciano Aragão Santos
Dia 22/3: Inclusão no Mercado do Trabalho - Juíza Angelina Moreira
Dia 22/3: Trabalho seguro (Engenheira Tatiana de Morais Lacerda e Silva) 10h às 12h
Dia 29/3: Noções básicas de Direito do Trabalho; Poder Judiciário Trabalhista: estrutura e funcionamento - Juíza Nubia Prazeres Pinheiro Bogea
Dia 29/3: Acessibilidade e Desenho Universal (Arquiteta Nikole Melo de Mendonça)