Escola Judicial do TRT-MA realiza curso de formação inicial para novos servidores
Um dia após tomarem posse, os 42 novos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) iniciaram, na manhã desta terça-feira (13), o curso de Formação Inicial de Servidor, realizado pela Escola Judicial (Ejud) do TRT-MA. A programação do curso foi aberta pelo coordenador pedagógico da Ejud, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, no Auditório “Profª. Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial, na sede do TRT (1º andar), no Bairro da Areinha. O curso se estende até sexta-feira (16).
Bruno Motejunas fez uma explanação sobre a Escola Judicial, destacando o funcionamento e os objetivos da EJud, além de alguns trabalhos desenvolvidos pela unidade. Ao concluir sua apresentação, o juiz convidou os novos servidores a vestirem a camisa do Tribunal e a terem iniciativa. “É isto que a sociedade espera de nós, e é o que fará a diferença na carreira de vocês”, afirmou.
As servidoras da Ejud, Ana Lúcia Rocha Silva, chefe do Setor de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores, e Silvia Maria Pontes, secretária executiva, deram as boas-vindas e passaram informações sobre os serviços prestados pela Escola Judicial aos servidores.
Em seguida, o coordenador de Gestão de Pessoas do TRT, José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, explicou o funcionamento da Coordenaria de Gestão de Pessoas, e os serviços destinados aos servidores, destacando o Auxílio-Saúde, inclusão de dependentes, entre outros.
A chefe da Seção de Saúde, Rafaela David Brito, apresentou a unidade que é constituída pelo Setor Médico e Setor Odontológico. Inicialmente, falou sobre os programas desenvolvidos pela Seção, tais como, o Programa da Mulher, Ginástica Laboral, Massagem Expressa, Pilates, Semana da Saúde, entre outros. Depois, Rafaela apresentou o Setor Odontológico, e explicou o funcionamento e os procedimentos para atendimento na unidade. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas com orientações sobre licença para tratamento de saúde.
Encerrando as apresentações da manhã, o servidor Ciro Ibiabina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), apresentou o novo Plano Estratégico do Tribunal, aprovado recentemente, e que vai vigorar para o sexênio 2015-2020.
Na programação da tarde, mais um espaço para o coordenador de Gestão de Pessoas. Chagas falou sobre o funcionamento do Sispae (Sistema de Protocolo Administrativo Eletrônico), detalhando o acesso ao sistema. O Sispae é o sistema onde são feitas solicitações administrativas, que se transformam em Protocolos Administrativos (PAs); e que permite o acompanhamento dos PAs. Ele explicou, ainda, sobre os formulários administrativos que são disponibilizados no site pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas.
O servidor Rafael Robinson de Sousa Neto, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), encerrou a programação do dia. Ele iniciou falando sobre a Política de Segurança da Informação do TRT-MA, instituída pela Resolução Administrativa nº 121/2011, que estabelece regras definidoras de direitos e responsabilidades dos usuários que utilizam os recursos computacionais do Tribunal. Rafael também mostrou o funcionamento do site do TRT-MA, e falou sobre serviços administrados pela CTIC tais como webmail, spark, ponto eletrônico, malote digital, entre outros.
A programação do Módulo de Formação Inicial de Servidor continua ao longo da semana.
Novos servidores – os 42 servidores foram empossados nesta segunda-feira (12), pelo presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, em solenidade realizada no Auditório Juiz Ari Rocha, do prédio-sede do Tribunal.