Escola Judicial do TRT-MA realiza palestra "Gerenciamento do Estresse e da Ansiedade"

sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 - 14:36
Redator (a)
Ramiro Loutz
Cristiane Castro da Silva Luna profere a palestra Gerenciamento do Estresse e da Ansiedade
Magistrados do TRT 16ª prestigiaram o evento

A Escola Judicial do TRT 16ª Região (Ejud16) realizou, na manhã desta sexta-feira (21/10), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge, a palestra “Gerenciamento do Estresse e da Ansiedade”. Dirigida especificamente aos magistrados, a palestra foi proferida pela psicóloga do trabalho da Polícia Militar do Maranhão, Cristiane Castro da Silva Luna, que passou orientações importantes sobre as consequências físicas do estresse e ansiedade e como administrá-las. De acordo com o diretor da Ejud16, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, o tema apresentado tem grande repercussão na sociedade e tem despertado muitos debates.
Segundo a palestrante, o estresse e a ansiedade, quando moderados, são benéficos e trazem a energia necessária para iniciar projetos e implantar ideias. O problema ocorre quando o indivíduo está constantemente sob a influência de eventos estressores, como sobrecarga de trabalho, problemas pessoais ou mudanças diversas. Nesses casos, há uma resistência do organismo trazendo malefícios, inclusive físicos. “Quando o estresse é exagerado pode trazer gastrite, úlcera e doenças coronarianas. As manifestações variam em cada pessoa”, disse a psicóloga.
Ela também esclareceu conceitos relativos ao tema, como a Síndrome de Burnout, doença ligada exclusivamente ao estresse no trabalho, em que o indivíduo perde totalmente sua capacidade laborativa e afeta categorias que lidam com pessoas, como advogados, magistrados e assistentes sociais. De acordo com a psicóloga, a forma de enxergar as situações estressantes é individual, já que há pessoas que as gerenciam melhor.
Ainda foi exibido um vídeo exemplificativo e realizados testes com os participantes, que puderam ter noção de seus níveis de estresse. Em seguida, foram exibidos resultados de uma pesquisa feita pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas que apontou que 71% dos juízes da 15ª Região apresentam sintomas de estresse, sendo as mulheres as maiores vítimas.
Currículo – a palestrante é major e psicóloga da Polícia Militar do Maranhão; Profissional com certificação pela University of Texas, em Arlington (UTA - USA), e pela International Stress Management Association in Brazil (ISMA – BR); coordenadora do Programa de Combate ao Estresse Policial; e docente responsável pela implantação na grade curricular do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

11 visualizações