Escola Judicial inicia 19ª Semana de Formação de Magistrados

terça-feira, 30 de Maio de 2023 - 16:54
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Luane Freitas
A juíza Roberta de Carvalho Melo esclarece sobre métodos autocompositivos e heterocompositivos de solução de disputas.
Magistrados do TRT-16 atentos à fala da juíza.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (EJUD-16) iniciou na manhã da última segunda-feira (29/5), a 19a Semana de Formação de Magistrados. A abertura da Semana foi realizada pelo juiz Sergei Becker, coordenador-pedagógico da EJUD-16 e juiz substituto da 2a Vara do Trabalho de São Luís. 
Durante a abertura, o coordenador destacou a importância do evento para a formação de magistradas e magistrados, e falou da alegria em ter um número tão expressivo de inscritos, uma porcentagem superior a 71% do quadro de juízes e juízas do TRT-16.
O coordenador agradeceu a todas e todos que tornaram o evento possível e dispensou agradecimentos especiais ao presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto, um grande apoiador dos projetos da Escola e que tem garantido também a melhoria da estrutura do espaço físico da EJUD-16; às desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Solange Cristina Passos de Castro, diretora e vice-diretora da Escola, respectivamente; e à equipe de servidoras e servidores da EJUD. 
Na sequência, a juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Roberta de Carvalho Melo, ministrou a primeira aula da capacitação sobre métodos autocompositivos e heterocompositivos de solução de disputas. A magistrada, que já foi lotada no TRT-16, falou da alegria em estar de volta para participar da Semana, “pra mim é uma alegria e grande honra voltar à casa que me acolheu. Sou maranhense de coração e tenho muito orgulho desse regional!”, celebrou ela. Além de destacar a satisfação em estar de volta, Roberta falou o quanto o TRT-16 inovou em promover, na Semana Institucional, o curso de formação para coordenadores e supervisores de Centros de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC), visto que a capacitação é importante para contribuir com a promoção de uma cultura de paz no judiciário trabalhista. 
A programação da 19a Semana de Formação de Magistrados se estende até sexta-feira (2/6) e está sendo realizada no auditório da EJUD-16, localizado no 1° andar do prédio-sede do TRT. A capacitação tem carga horária de 40 horas e é destinada ao aperfeiçoamento do trabalho de magistradas e magistrados de primeiro e segundo grau.

447 visualizações