Escola Judicial promove curso de atualização do PJe

quarta-feira, 30 de Julho de 2014 - 17:04
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Antonio Carlos dos Santos, instrutor do curso de atualização do PJe.
Participantes do curso de atualização do PJe.

De 29 de julho a 1º de agosto, a Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está realizando, no Auditório Maria da Graça Jorge, o Curso de Atualização do PJe para Assessores e Servidores de Turmas, para capacitar servidores da 2ª instância diretamente ligados à atividade judiciária, na operação plena do Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), na versão 1.4.8.1.

O curso é ministrado pelo assessor da Presidência do TRT7-CE, Antonio Carlos dos Santos, e pretende capacitar os servidores do TRT-MA em seu crescimento profissional e institucional, desenvolvendo competências e habilidades na utilização da nova ferramenta, alinhando-se ao processo de expansão do PJe.

A necessidade de realização do curso surgiu diante do processo de mudança e de ampliação de novas funcionalidades do Sistema, que, por sua vez, leva à necessidade de reflexões e tomadas de decisões que envolvam novos saberes, para o aperfeiçoamento das ações. Para tanto, o instrutor utiliza o confronto de modelos conhecidos com novas propostas, construindo novas habilidades e atitudes para o alcance dos objetivos da instituição.

Dentre os pontos abordados, estão sendo analisadas as estruturações dos gabinetes e das turmas, o funcionamento do painel de agrupamentos e a realização das tarefas de fluxo, assim como o painel de novidades da versão 1.4.8.1 e novos IDs. Para os servidores das secretarias de turmas, analisa-se a nova seleção de quórum, a criação de filtros para divisão de tarefas e outras atividades da rotina de pautas e sessões. Já os assessores de gabinetes estão, dentre outras atividades, analisando retificações de autuação, habilitação de advogados, preenchimento de complementos, utilização do nó de desvio e plantão judicial.

Quanto à receptividade dos servidores do Maranhão às informações trazidas, o instrutor considera que está havendo muito proveito pelos participantes, que já tinham conhecimentos prévios sobre a ferramenta. “Estamos conseguindo aprofundar alguns assuntos que normalmente teríamos dificuldade se fosse uma capacitação inicial. Está sendo muito produtivo, pois podemos abordar outros diversos assuntos mais específicos do Sistema, aprofundando o conhecimento”, avalia Antonio Carlos. 

Participam do curso servidores dos Gabinetes de Desembargadores e da Presidência, do Núcleo de Recurso de Revista, da Secretaria do Tribunal Pleno e das Turmas, e da Coordenadoria de Recursos, Jurisprudência e Apoio ao PJe, no total de 53 participantes.

Instrutor – Antonio Carlos dos Santos é assessor da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará), graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza, especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Administrativo, membro do Grupo de Negócios e Requisitos do PJe-JT desde 2010 e também membro do Grupo de Trabalho de Integração do PJe x e-Gestão.

 

 

7 visualizações