Espaço de Arte do TRT-MA recebe a exposição Navegando 400 Anos de Cultura

quinta-feira, 9 de Agosto de 2012 - 10:20

As artesãs ceramistas da Associação dos Artesãos de São José de Ribamar (AASJR) estão em cartaz desde sexta-feira (03/08), no Centro de Memória e Cultura do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (Cemoc/TRT-MA), no Fórum Astolfo Serra (sede das VTs de São Luís), na Av. Senador Vitorino Freire, s/nº, térreo, Areinha, com a exposição “Navegando 400 Anos de Cultura”. As obras ficam disponíveis no espaço para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 15horas, até dia 17 deste mês.

Composta de seis obras em cerâmica, a exposição traz peças decorativas em que grandes barcos conduzem representações de diversos segmentos da cultura maranhense. O conjunto artístico é uma homenagem aos 400 anos de São Luís.

As artesãs ceramistas utilizam a argila como matéria-prima do seu trabalho, extraindo-a diretamente da natureza e tratando-a no Pólo de Cerâmica de Rosário, próximo a São José de Ribamar, num trabalho ecologicamente correto, não acarretando danos nem impactos ambientais. Para a produção, são utilizadas duas técnicas: a primeira usa formas para produzir peças pequenas e simples; e a segunda trabalha com a modelagem manual da argila, produzindo esculturas com o foco cultural.

A Associação - A AASJR, instituição sem fins lucrativos, foi criada por um grupo de artesãs ribamarenses, em abril de 2000, visando trabalhar em benefício das pessoas carentes, pelo progresso da comunidade e pelo desenvolvimento das explorações artesanais em cerâmica, assim como para melhorar as condições de vida dos associados.

A Associação fundamenta sua homenagem em dois aspectos importantes: o cenário típico e cotidiano de Ribamar - a navegação de barcos coloridos - e o encanto da cidade de São Luís, com sua riqueza cultural diversificada, suas lendas, tradições e manifestações folclóricas. 

O objetivo da obra é mostrar as diversas abordagens culturais preservadas ao longo dos anos, valorizadas na arte milenar da modelagem em cerâmica, em conteúdos e experiências de fazer com o barro a representação da realidade e, ao mesmo tempo, mostrando os barcos destituídos de suas reais funções, ao abrigarem a beleza e a riqueza da diversidade cultural de São Luís. Destaca-se em cada peça o excelente acabamento em detalhes minuciosos.  

O contato com as artesãs pode ser feito pelos telefones  (98)3224-1299 e 8843-6026 ou pelo e-mail: aasjribamar@gmail.com.

Redação: Rayanne Rocha (estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha

1 visualização