Espaço “Remir Brito Lima” recebe “Arte no TRT”

sexta-feira, 5 de Dezembro de 2014 - 10:52

O Espaço Permanente de Exposição do TRT “Remir Brito Lima” está recebendo, neste mês de dezembro, a exposição “Arte no TRT”. Organizada pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), a exposição reúne obras artísticas das unidades administrativa e judiciais do prédio-sede do TRT. Inaugurado em outubro, o Espaço Permanente de Artes é uma unidade vinculada à Presidência do Tribunal.

A Exposição “Arte no TRT” é composta de 12 obras cedidas pelos Gabinetes, unidades judiciais e administravas. A exposição fica em cartaz até o próximo dia 19 de dezembro, data em que tem início o recesso forense.

Conforme explica o secretário geral da Presidência, Antonio Manoel, ao criar este espaço de exposições, a Presidência do TRT buscou oferecer aos magistrados, servidores, terceirizados e visitantes um ambiente propício à exposição dos talentos da casa e de outras formas de expressão artística. “Começamos, no mês de outubro, por ocasião das comemorações do Dia do Servidor, com uma exposição das obras artísticas dos nossos magistrados e servidores. Agora é a vez de apresentarmos o conjunto de obras que, ao longo dos 25 anos do TRT, embelezam os ambientes deste prédio. Elas também fazem parte da nossa  história”, ressaltou.

A chefe do Cemoc, servidora Edvânia Kátia, explica que a criação do Espaço Permanente do TRT é uma iniciativa que faz parte de um projeto de ambientação dos prédios da Justiça do Trabalho do Maranhão. “É preciso dar vida às organizações. A Justiça não precisa ser fria e distante. É preciso colocar em prática a nossa visão, que é pacificar os conflitos trabalhistas, também nas nossas edificações. Assim, estamos procurando valorizar os ambientes utilizando os espaços para exposições artísticas. O Espaço de Artes foi criado em 2009 e, desde então, realizamos exposições artísticas. No ano passado, começamos a trabalhar com as exposições permanentes no saguão do Foro Astolfo Serra; e, agora, foi criado no TRT o Espaço Permanente de Artes. A proposta é ampliar estes espaços”, destaca.

OBRAS EXPOSTAS

Quadro Dia e Noite – Gerson de Oliveira -  Gabinete Desembargador Gerson de Oliveira

Dom Quixote – F Moreno – Coordenadoria de Gestão de Pessoas

Mandalas – Yolanda Carvalho – Gabinete do Juiz Convocado Francisco José de Carvalho Neto

Mulher de Areia – Cleber Amorim – Escola Judicial

Alvorada – Flávio Aragão / 2006 – Tribunal Pleno

LEX IURIS – Cláudio Costa – Gabinete Desembargador Gerson de Oliveira

Movimento dos Sem Terra – Sebastião Salgado / Gabinete da Presidência

Pipas – Joadson S. – Escola Judicial (Projeto TRT na Escola)

Sacada – Rogério Martins / 1998 – Gabinete da Presidência

Deusa da Justiça – Josenildo Xavier / Gabinete Juiz Manoel Lopes Veloso Sobrinho

 

Com informaçaões do Cemoc.

5 visualizações