Estagiários do TRT-MA são premiados em competições nacionais

segunda-feira, 5 de Novembro de 2012 - 10:21
Marcos Abraão, jovem embaixador
Marcus Davy, medalha de bronze

Os estagiários do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Marcus Davy Viana Nogueira, da Corregedoria, e Marcos Abraão Borges Santos, da Diretoria de Recursos e Jurisprudência, representaram o Maranhão em competições nacionais e foram premiados. Marcus Davy foi premiado na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e Marcos Abraão foi um dos selecionados no Programa Jovens Embaixadores/2013. Os estagiários são estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O estagiário da Corregedoria do tribunal, Marcus Davy Viana Nogueira, de 17 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio, conquistou a medalha de bronze na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que teve sua etapa presencial na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

“A premiação foi inesperada, pois foram muitas pessoas competindo, gente de todo o Brasil, mas foi muito legal, uma experiência para a vida. No próximo ano estaremos em busca do ouro. Foi mais que uma competição jovem, era um congraçamento de pessoas, culturas e ideias.”, disse o estudante.

Participaram da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, jovens de escolas do ensino fundamental e médio das redes pública e particular do país. A olimpíada teve 4 fases, realizadas online, com questões de múltipla escolha. Foram mais de 10.780 equipes inscritas e para a fase final foram classificadas 305 equipes. As equipes eram formadas por 3 pessoas, supervisionadas por um professor de História. A equipe de Marcus Davy chamava-se This is TÓRIA! e foi composta pela ex-estagiaria do TRT-MA, Juliana Arouche Costa e pelo jovem aprendiz do TRE, Matheus Nobre Costa.

Jovens embaixadores 2013 - Marcos Abraão Borges Santos foi outro estagiário premiado em competições nacionais. Ele foi estagiário da Diretoria de Recursos e Jurisprudência, de novembro do ano passado até o começo do mês de Outubro deste ano. Marcos tem 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e foi um dos 37 selecionados no Programa Jovens Embaixadores/2013, depois de concorrer com 17 mil participantes de escolas públicas de todo o país.

“A partir do momento do anúncio, tenho me sentido bastante feliz e agradecido a Deus e a todos que sempre acreditaram que tudo isso seria possível. Sinto-me honrado por poder representar nosso povo e nossa cultura nos EUA, além de poder aprender muitas coisas novas. Pretendo, assim que voltar, montar um projeto de engajamento social que funcione como consequência desse momento na minha vida. Quero compartilhar tudo que aprenderei com o máximo de pessoas possível, pra que percebam as diversas possibilidades que temos através da educação”, disse Marcos Abraão.

O estudante ficará nos Estados Unidos entre 11 de janeiro e 3 de fevereiro de 2013 e participará de reuniões com autoridades do governo, lideranças de ONGs e frequentará aulas de uma escola de ensino médio, além de conhecer projetos sociais. O Programa Jovens Embaixadores é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com os setores públicos e privados em ambos os países e beneficia alunos brasileiros da rede pública que são exemplos nas comunidades.

Redação: Larissa dos Santos

Jornalista responsável: Wanda Cunha

26 visualizações