Exposição "Centenário Josué Montello" chega ao Fórum Astolfo Serra no dia 7 de junho

terça-feira, 5 de Junho de 2018 - 16:24
Redator (a)
Gisélia Castro

A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro vai abrir oficialmente a Exposição “Centenário Josué Montello” na Justiça do Trabalho no Maranhão, na próxima quinta-feira (7/6), às 10h30, no hall do Fórum Astolfo Serra, prédio-sede das Varas do Trabalho de São Luís, na Areinha. 
A exposição, cedida pela Casa de Cultura Josué Montello, reúne uma mostra do acervo alusivo às comemorações dos 100 anos do escritor maranhense durante a VII Semana Montelliana que foi realizada no período de 21 a 25 de agosto de 2017.
O evento marcará a adesão do TRT-MA às comemorações da 2ª Semana Nacional de Arquivos. Com o tema "Governança, Memória e Herança", a Semana promove eventos e visitas em arquivos e instituições de memória em todo o país para divulgar e aproximar os cidadãos dos acervos desses espaços culturais.
A Exposição “Centenário Josué Montello” vai ficar no Fórum Astolfo Serra por 15 dias e, em seguida, será exibida no hall de entrada do prédio-sede do TRT-MA, na Areinha, segundo informações da Seção de Biblioteca e Gestão Documental do Tribunal.
O maranhense Josué Montello, que nasceu em São Luís no 21 de agosto de 1917, escreveu mais de cem livros e "foi uma das mais férteis e bem-sucedidas carreiras da literatura brasileira", segundo o acadêmico Arnaldo Niskier. 
A obra literária de Josué Montello é composta por romances, ensaios, crônicas, história, história literária, discursos, antologias, educação, novelas, teatro, literatura infantil e juvenil, memórias, etc. A lista de romances mais conhecidos inclui Os Tambores de São Luís, Cais da Sagração, Janelas Fechadas, Degraus do Paraíso, A Noite sobre Alcântara, O Baile da Despedida, entre outros. Para mais informações sobre o acervo consulte o site da Casa de Cultura Josué Montello (clique aqui).

4 visualizações