Fisioterapeuta fala da importância da prática de Pilates por magistrados e servidores do TRT-MA

sexta-feira, 25 de Julho de 2014 - 17:22
Redator (a)
Suely Cavalcante
Tatiana falou sobre benefícios de Pilates e sobre pesquisa de avaliação
Raimundo Lindoso, palestrante, e Rafaela Brito, chefe da Seção de Saúde

A fisioterapeuta e instrutora de Pilates no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Tatiana Luzia Santos Barbosa, disse que a prática de Pilates tem contribuído para a diminuição de dores musculares e melhoria da disposição física de magistrados e servidores do Tribunal. Os dados são da pesquisa de avaliação de satisfação com alunos das turmas de Pilates, que iniciaram as práticas em 10 de fevereiro deste ano, na sede do Tribunal. Tatiana Barbosa apresentou os resultados da pesquisa durante a palestra “Benefícios do Pilates e sua Aplicação no TRT-MA”, realizada na manhã desta sexta-feira (25), no auditório “Maria da Graça Jorge”, da Escola Judicial.

Segundo Tatiana, os resultados foram averiguados depois de 24 aulas e mostram a importância da prática, com reflexos diretos no bem-estar de cada aluno e, também, no ambiente de trabalho, haja vista que, com a diminuição das dores musculares e melhor disposição física, há maior colaboração e cooperação entre os colegas no cumprimento de suas tarefas, bem como maior disposição, bom humor, descontração e alegria. “A prática de Pilates proporciona o relaxamento do corpo e da mente, é importante para a prevenção de lesões nas articulações e/ou coluna vertebral, melhora a coordenação neuromuscular, a circulação sanguínea e o sono, aspectos que estão diretamente ligados aos benefícios observados”, pontuou.

A pesquisa foi respondida por 76 dos 90 alunos de Pilates. Desse total, 100% disseram que melhoraram com os alongamentos; 77% não sentem dor ou desconforto durante as práticas; 62% apresentaram melhoras com referência ao padrão depressivo; e 60% sentiram melhoras nas curvaturas da coluna vertebral. Quanto ao nível de satisfação, 71% disseram que estão muito satisfeitos com os benefícios oferecidos pelo Pilates; 28% estão satisfeitos e 1% não manifestou opinião.

Com relação ao estúdio de Pilates no ambiente de trabalho, 100% manifestaram-se favoráveis à iniciativa, estão satisfeitos com o local e o método escolhido; e aprovaram o profissional que ministra as aulas.

Ao final da palestra, Tatiana agradeceu aos alunos de Pilates e destacou aqueles que foram mais assíduos em cada turma. O evento foi encerrado pelo secretário de Administração do Tribunal, Raimundo da Conceição Costa Lindoso, que antes falou sobre as regras que devem ser observadas pelos alunos de Pilates no Tribunal, além de outras observações sobre o tema.

Pilates no TRT-MA – a Portaria do Gabinete da Presidência nº 113/2014 regulamenta o funcionamento do Espaço Pilates, que funciona Sobreloja do prédio-sede do Tribunal. A cada seis meses são atendidos 90 alunos, distribuídos em 18 turmas, com cinco alunos cada; com horários disponíveis nos turnos da manhã, tarde e início da noite, as aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 14h30 às 19h30. As aulas possuem a duração de 50 minutos.

Os participantes de turmas anteriores somente terão suas inscrições novamente deferidas se houver vagas não preenchidas nas turmas subsequentes. Os primeiros seis meses serão encerrados no mês de agosto. Nesta semana, foram feitas as inscrições para o próximo período.

O projeto integra o Programa Trabalho e Bem-estar Social, previsto no Planejamento Estratégico do TRT-MA, e está alinhado aos temas Gestão de Pessoas, que tem como objetivo buscar a melhoria do clima organizacional, e Eficiência Operacional, cujo objetivo é prestar serviço com foco na excelência. A gestora do Projeto é Rafaela David Brito, chefe da Seção de Saúde do TRT.

Palestrante e instrutora - Tatiana Luzia Santos Barbosa é fisioterapeuta, especialista em Saúde da Família e Pilates, e mestranda em Educação do Ensino Superior.

24 visualizações