Foro de Imperatriz: Implantação do PJe e lançamento de pedra fundamental
O Foro Manuel Alfredo Martins e Rocha, sede das varas trabalhistas de Imperatriz, vai funcionar eletronicamente a partir desta sexta-feira (22), quando será instalado o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A solenidade de instalação ocorrerá às 16 horas, na sede do Foro, localizada na Rua da Saudade, Quadra 12, Loteamento Parque das Palmeiras, em Imperatriz-MA. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, fará a instalação do PJe-JT.
Após a instalação do PJe-JT, a presidente do TRT-MA lançará a pedra fundamental das novas instalações do Foro Trabalhista de Imperatriz, na Rua Dona Alexandrina, s/nº Quadra SQ-23, Bairro Residencial Kubitschek, Imperatriz. Também participam das duas solenidades o diretor do Foro e presidente da 1ª Vara do Trabalho de Imperatriz, Higino Diomedes Galvão; o diretor da 2ª VT de Imperatriz, Nelson Robson Costa de Souza, bem como representantes da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), Subseção de Imperatriz, autoridades locais e a sociedade em geral.
O PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite a magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet. Para acessar o sistema, o usuário necessita de certificação digital. Assim, os advogados devem providenciar a certificação digital para que possam operar pelo sistema.
Desde segunda-feira (18), estão suspensos os expedientes interno e externo e prazos processuais naquele Foro Trabalhista, em razão da instalação, conforme Portaria GP nº 1042/2013. Pelo expediente, em caso de urgência, exclusivamente nas hipóteses previstas na Resolução Administrativa nº 167/2010 do TRT-MA, os interessados deverão entrar em contato com a secretaria da vara.
Jurisdição: As Varas de Imperatriz cobrem os municípios de Imperatriz, Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Senador la Rocque e Sítio Novo.