Fórum Permanente de Debates do TRT-MA discute trabalho e direitos humanos
terça-feira, 7 de Abril de 2009 - 15:07
Redator (a)
Suely Cavalcante
O Fórum Permanente de Debates do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) será retomado no dia 17 deste mês, no auditório juiz Ari Rocha, a partir das 15h, com a palestra Trabalho e Direitos Humanos: “Memória e Luta em Eldorado dos Carajás”. A palestra será ministrada por Luís Antonio Câmara Pedrosa, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e por Wagner Cabral da Costa, historiador e professor mestre do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão.
A partir desta edição, o Fórum será realizado pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça e Trabalho do Maranhão (Cemoc). Com a proposta de ser temático, o Fórum terá palestras em datas especiais para discutir questões relacionadas ao Direito e à Justiça e que sejam de interesse da sociedade maranhense. No dia 17 de abril deste ano, por exemplo, faz 13 anos do conhecido massacre de Carajás, confronto ocorrido em Eldorado dos Carajás, no Sul do Pará, envolvendo agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a Polícia Militar, que resultou na morte de 19 trabalhadores rurais e 69 feridos. Entre os trabalhadores vitimados, estavam muitos maranhenses.
Para Paulo Rios, servidor do Cemoc, com esta palestra, o Fórum pretende discutir a questão dos direitos fundamentais e contextualizar, historicamente, os direitos humanos, como o direito ao trabalho. Por isso, a presença de um historiador no debate. Por outro lado, ele explicou que é importante ouvir a opinião das entidades da sociedade civil que têm uma luta histórica em defesa dos direitos humanos.
O evento é dirigido a magistrados e servidores do TRT, estudantes e à sociedade em geral. Os participantes receberão certificado. Para este evento, são duas horas e meia de carga horária.
O Fórum de Debates é um projeto que começou a ser desenvolvido pela Justiça do Trabalho do Maranhão desde dezembro de 2004 e tem como o objetivo de fomentar discussões que contribuam para a reflexão de temas atuais relacionados à área jurídica, especialmente Direito do Trabalho. Em 2007, foi incluído no plano de gestão, como parte do programa Mais Cidadania.
Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo fone (98) 2109 9390 e/ou e-mail memoria@trt16.gov.br