Gerenciamento de projetos é tema de palestra na Escola Judicial do TRT-MA
Reduzir custos e aumentar os benefícios dos projetos de tecnologia da informação para impulsionar estratégias e objetivos do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) é a proposta do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-TIC). A metodologia de gerenciamento de projetos alinhado ao planejamento estratégico, que será adotada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), foi apresentada por Frederico Ribeiro Ramos, gerente de projetos e consultor da Intelit (DF), empresa especializada em modelos de governança e de gestão, no auditório da Escola Judicial do TRT-MA, na quinta-feira (28/1), às 10h.
A palestra teve por objetivo sensibilizar e disseminar a importância da prática do gerenciamento de projetos para o desenvolvimento das organizações. O evento marcou a finalização da quinta fase de implantação do Escritório de Projetos de TI, previsto para entrar em atividade até o final deste semestre. Participaram da palestra servidores da CTIC e representantes da Diretoria Geral, Gestão Estratégica, Controle Interno e Serviço de Comunicação.
Durante a palestra, Frederico Ramos apresentou definições de projeto, programa e portfólio de projetos, tendo por base o PMBOK, um guia de melhores práticas de gerenciamento de projeto. Ele destacou a importância e o funcionamento do Escritório de Projetos de TI (EGP-TIC) para o fortalecimento da estratégia do TRT-MA. De acordo com o consultor, gerenciamento de projeto são todas as ações planejadas, executadas e mensuradas, que visam à entrega do objeto do projeto (produto, serviço, etc), conforme o escopo definido, custos e prazo estabelecidos.