Gestão de Pessoas será umas das prioridades do TRT-MA para 2011
sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010 - 12:22
Redator (a)
Valquíria Santana
Desa. Márcia Andrea Farias:
A gestão de pessoas será um dos desafios do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão em 2011, especialmente no projeto Gestão por Competência. O anúncio foi feito pela presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, durante a confraternização natalina da instituição, no final da tarde de ontem (16), no auditório do Tribunal, no bairro Areinha. “Logo no início de 2011, já estaremos realizando uma sensibilização com vistas à implantação do projeto, seguida de uma capacitação. Também é nosso desejo avançar na reestruturação organizacional, com a reestruturação de recursos humanos dos setores, e também o projeto Estruturar, com a melhoria das instalações físicas das unidades judiciais e administrativas”, afirmou.
A desembargadora disse que o TRT vai investir também na implantação do processo eletrônico e na vocação natural da Justiça do Trabalho que é a conciliação, além de ações que resultem na agilização do trâmite processual, especialmente os processos em fase de execução. “Em 2010, foram 365 somando competências para multiplicar resultados. Que em 2011, possamos ser cada vez melhores como profissionais e, principalmente, como seres humanos, acrescentou a presidente do Tribunal.
Retrospectiva 2010
Em sua fala, Márcia Andrea Farias disse que “no ano passado, ao fazer a saudação do Natal, lembrei a vocês do desafio de implantar o nosso planejamento estratégico e ressaltei as nossas conquistas. Hoje, com muito orgulho, quero dizer a todos vocês que conseguimos”. Ela disse que 2010 fica marcado para a história da JT-MA como o ano em que se caminhou na direção de ser um tribunal com foco na acessibilidade, celeridade, comprometimento, credibilidade, efetividade, ética, inovação, modernidade, qualidade, responsabilidade social, ambiental, transparência e valorização das pessoas. “São valores insertos no nosso planejamento estratégico que saíram do papel e se transformaram em ações concretas”, afirmou.
Premiações - a desembargadora destacou conquistas como a indicação do TRT-MA para a final do I Prêmio Conciliar, em duas categorias (vara itinerante e conciliação na execução); a atuação dos atletas servidores do TRT na Olimpíada Nacional da JT; o recebimento do título de Instituição Amiga da Reciclagem, concedido pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Público e de Meio Ambiente de São Luís; o Prêmio Nacional de Educação Corporativa, na categoria educação e responsabilidade social com o projeto Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, que também foi indicado como finalista no 4º prêmio Nacional de Direitos Humanos (Anamatra).
Destaques - na área da tecnologia da informação foi implantação do Diário Eletrônico da JT, do gabinete virtual e do e-Gestão. No campo institucional, destaque para as 12 exposições no Espaço de Arte do TRT; premiação das melhores reportagens com o II Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho do Maranhão; o concurso Painel Artístico do Fórum Astolfo Serra; e a festa do Dia das Crianças, com uma tarde cultural no Teatro Arthur Azevedo. Na promoção dos debates foi realizada mais uma edição do Congresso Internacional de Direito do Trabalho, que reuniu cerca de 1,500 pessoas; entre outros eventos.
Estruturação - desembargadora ressaltou, ainda, a estruturação das unidades administrativas e judiciais, especialmente a Central de Mandados Judiciais, a Diretoria Administrativa, Serviços de Engenharia e de Folha de Pagamento, Escola Judicial e Diretoria de Informática. Em 2010 também foi implantado o serviço Fale Direto com o Ouvidor, Plantão da Conciliação, Agência de Notícias Judiciais; inaugurados o Posto de Atendimento Avançado da Casa de Justiça e Cidadania e a sede definitiva da VT de Estreito.