Gestão Estratégica: apresentado desempenho do TRT-MA e varas trabalhistas em 2012

quarta-feira, 29 de Agosto de 2012 - 14:27
Redator (a)
Valquíria Santana
Stael Araújo explicou aos líderes e gestores o que está sendo feito para o alcance das metas
Rômulo Maia (Informática) e Marcos de Souza (Gestão Estratégica)

Os resultados alcançados no primeiro semestre de 2012 pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e as 23 varas trabalhistas de São Luís e interior foram apresentados, nesta quarta-feira (29), na II  Reunião de Análise da Estratégia (RAE), no auditório do tribunal. Líderes, gestores, diretores  e  responsáveis  pelas  iniciativas puderam acompanhar as metas e indicadores do Planejamento Estratégico Participativo do Regional e sua execução. As informações serão disponibilizadas no site do tribunal.

Conforme o relatório da Secretaria Gestão Estratégica e Estatística, 16 indicadores constantes do planejamento tiveram um desempenho  de 90%; quatro alcançaram menos de 60%; seis atingiram entre 60% e 90%; e oito não foram mensurados. Segundo a secretária  Stael Cavalcanti Araújo, os não mensurados são relativos aos indicadores de 2012, que ainda estão em fase de implementação, a exemplo do índice de satisfação dos usuários com o atendimento, que terá uma pesquisa aplicada  pela varas e unidades do TRT. 

O relatório mostrou o desempenho do tribunal e varas do trabalho em relação aos objetivos estratégicos da eficiência operacional, acesso à justiça e efetividade, responsabilidade social e ambiental, alinhamento e integração, política institucional, gestão de pessoas, orçamento, infraestrutura e tecnologia.

Os índices apresentados, durante a reunião pelo servidor Marcos Antônio de Souza, do Setor de Gestão de Indicadores e Estatística, referem-se à capacitação, prevenção na saúde de servidores e magistrados, clima organizacional, orçamento aplicado em Tecnologia da Informação, disponibilidade de sistemas online, unidade alinhadas ao planejamento estratégico, número de itinerâncias  realizadas, prazo médio de julgamento no primeiro e segundo graus, dentre outros.

As informações incluem, ainda, os índices de conciliação na fase de conhecimento, de pagamento de precatórios, número de pessoas beneficiadas com os projetos sociais desenvolvidos pela Justiça do Trabalho no Maranhão, além do consumo de papel, água e energia elétrica nos prédios do tribunal e varas trabalhistas.  

Tecnologia da Informação – durante a reunião, o servidor Rômulo José Maia Moura, da Diretoria de Informática, apresentou os indicadores do planejamento estratégico de Tecnologia da Informação (TI). Ele mostrou como estão os índices relativos aos temas responsabilidade social e ambiental e gestão de pessoas, especificamente sobre o processo de inclusão digital, voltado para pessoas da comunidade;  aderência aos padrões mínimo de TI;  e o número de servidores capacitados em TI no primeiro semestre e as capacitações previstas para o restante do ano.

Segundo ele, a meta é capacitar todo o corpo técnico de TI para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe),  na primeira e segunda instância. No Maranhão, o novo sistema começa a funcionar, inicialmente, no tribunal e vara trabalhista de Barreirinhas, em dezembro deste ano, conforme cronograma do CSJT. 


1 visualização