Gestão Estratégica do TRT-MA realiza a segunda reunião do ano para análise da estratégia

quarta-feira, 1 de Julho de 2015 - 14:39
Redator (a)
Jaynara Lima
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Na tarde de 22 de junho, no Auditório Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), foi realizada a II Reunião de Análise da Estratégia/2015-RAE, com o intuito de avaliar o desempenho das metas estratégicas do Regional XVI no primeiro quadrimestre do exercício de 2015. A reunião foi conduzida pelo Coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), Ciro Ibiapina Cardoso e contou com a participação dos gestores responsáveis pela medição dos indicadores estratégicos. Na ocasião, foram conferidos os resultados obtidos pelo Tribunal nas metas próprias e nas metas nacionais de natureza administrativa, até o mês de maio de 2015. Os resultados apresentados na II RAE foram resumidos em metas cumpridas, metas não cumpridas e dados não mensurados.

Durante a reunião, Ciro Cardoso ressaltou que a proposta de dividir as atribuições das unidades em medição, fiscalização e incentivo foi de proporcionar a integração de várias unidades com o novo Plano Estratégico, além de permitir o contato com o sistema de acompanhamento de objetivos e metas, assim como buscar soluções e iniciativas de cumprimento para as metas traçadas.

O coordenador destacou, ainda, a importância da reunião: “As RAEs se baseiam em diálogos alinhados à visão de futuro, acompanhamento da implementação da estratégia, gestão e melhoria da estratégia, discussões sobre cenários e como eles afetam a estratégia da organização”, esclareceu.

Os participantes apresentaram seus pontos de vista, ressaltando a importância da comunicação e divulgação dos objetivos, metas e indicadores do Plano Estratégico. O chefe substituto da Seção de Saúde, Luís Carlos Pinho de Ribamar, salientou que o indicador de satisfação com o clima organizacional deve ser trabalhado principalmente pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por meio de ações que promovam a qualidade de vida no trabalho e influenciem nos fatores motivacionais.

Ao final da reunião, os participantes decidiram continuar com reuniões setoriais, para a área judicial e administrativa, dispensando-se a necessidade de uma terceira reunião.

A próxima reunião está prevista para acontecer no mês de outubro, quando se buscará, de maneira mais efetiva, a integração e a participação dos gestores na execução da estratégia. Para a ocasião, também serão convidados os gestores que não constem no rol de setores encarregados da medição dos indicadores estratégicos.

Também participaram da reunião: Raimundo da Conceição Costa Lindoso, secretário de Administração; Celson de Jesus Moreira Costa, coordenador de Controle Interno; José Ribamar de Chagas Júnior, coordenador de Gestão de Pessoas; Wagner Campos Santos, coordenador de Material e Logística; Rogério Ferreira Rodrigues, servidor da Diretoria-Geral; Rômulo José Maia Moura, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações; Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura; Anícia de Jesus Ewerton, servidora da Escola Judicial; Aline Lobato e Marcos Antonio de Souza Silva, servidores da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa.

 

 

5 visualizações