Gestores do TRT-MA visitam TST, CSJT e TRT 10 visando à implantação do Modelo de Gestão por Competência

quarta-feira, 28 de Maio de 2014 - 11:56
Redator (a)
Suely Cavalcante

O coordenador de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, e a secretária executiva da Escola Judicial, Rosely Belo Ribeiro Vieira, visitaram, na terça-feira (20), as sedes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), em Brasília, onde trataram da implantação do Modelo de Gestão por Competências deste Tribunal.

De acordo com Rosely Vieira, eles conversaram com as equipes do TST, CSJT e TRT 10 e tomaram conhecimento das competências dos respectivos órgãos. No TST e CSJT, as competências foram mapeadas pela PUC, enquanto no TRT 10 o trabalho de mapeamento foi feito por equipe própria. Viviane Almeida Pinheiro Chaves, chefe do Núcleo de Gestão de Pessoas e gestora do Projeto Gestão por Competência do TRT 10, disponibilizou o material do processo realizado naquele Tribunal, onde as competências foram mapeadas e avaliadas. Os gestores do TRT-MA também trouxeram as competências mapeadas do TST.

Rosely explicou que, a princípio, a implantação do modelo de Gestão por Competência no TRT-MA ficará restrita aos gestores do Tribunal, que terão suas competências mapeadas e avaliadas. Neste ano, vão ser mapeadas as competências gerais (técnicas e comportamentais).  Em 2015, vai ser feito o mapeamento das competências específicas do gestor de cada unidade. “As competências vão ser construídas coletivamente”, enfatizou.

Ela explicou, ainda, que os gestores vão ser capacitados. O treinamento vai ser ministrado pela consultora Clarisse Droval, da ACC Consultoria e Educação Corporativa Ltda, de Brasília. Após a capacitação, os gestores vão começar o processo para implantação da Gestão por Competência, que vai ser desenvolvido conforme prevê a Resolução nº 92/2012 do CSJT. “Os gestores vão construir, selecionar e validar as competências, que depois vão ser encaminhadas para o chancelamento do presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior”, completou.

Comissão para a Implantação da Gestão por Competência
- em abril deste ano, a Portaria do Gabinete da Presidência nº 354, de 23 de abril de 2014, instituiu nova composição da comissão, que tem como integrantes os desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior e James Magno Araújo Farias, respectivamente, presidente e vice-presidente e corregedor do TRT-MA; e também os servidores Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, e Rosely Belo Ribeiro Vieira, secretária executiva da Escola Judicial.

Gestão por Competência – Modelo de gestão que, em síntese, envolve discriminar que competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) cada função requer. A implantação envolve, basicamente, três passos, que são o mapeamento das competências, avaliação dos servidores e a capacitação.

12 visualizações