Gincana Natal Solidário arrecada 28 mil quilos de alimentos
sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007 - 13:45
Redator (a)
Valquíria Santana
Entidades filantrópicas de São Luís vão receber mais de 28 mil quilos de alimentos não-perecíveis arrecadados por magistrados e servidores dos órgãos do Judiciário Federal no Maranhão, na III Gincana Natal Solidário. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e as Varas Trabalhistas da capital arrecadaram 10.637 kg, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 16.432 kg e a Justiça Federal (JF-MA), 1.324 kg.
A Gincana Natal Solidário, encerrada na última quinta-feira (13), é uma das atividades do Projeto Justiça Solidária, ação de responsabilidade social desenvolvida em parceria pelos três órgãos do Judiciário. No ano passado a campanha de arrecadação de alimentos resultou na doação de 30 mil kg e, no ano anterior, 12 mil. Em 2006 e 2005, a Justiça do Trabalho ficou em segundo lugar, com 7,4 toneladas e 4,5 toneladas, respectivamente. O vencedor da gincana no ano passado foi o TRE, com 21,6 toneladas.
O presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, destacou o envolvimento de magistrados e servidores da Justiça Trabalhista nas ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Tribunal, com ênfase para a gincana que beneficia mais de 50 entidades filantrópicas de São Luís. “A campanha já saiu do âmbito do Judiciário e ganhou a adesão também da sociedade local, o que reforça a importância e o caráter social dessa iniciativa”, acrescentou. Este ano, o TRT recebeu também cerca de duas toneladas de alimentos doadas pelo empresário Ilson Mateus para a gincana.
O desembargador ressaltou que o Projeto Justiça Solidária está contemplado no Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do plano de gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009. O programa reúne todos os projetos e ações que contribuem para promover a cidadania e os direitos sociais no Maranhão.
Arrecadações - Na Justiça do Trabalho o resultado da III Gincana Natal Solidário foi o seguinte: Gabinete da Presidência, com a arrecadação de 3.933 kg (1º lugar); Diretoria de Cadastramento Processual, com 950 kg (2º lugar); Gabinete do Desembargador Luiz Cosmo, com 896 kg (3º lugar); Gabinete do Desembargador Américo Bedê, com 696 kg (4º lugar); e o Gabinete da Desembargadora Ilka Araújo, com 630 kg (5º lugar). As doações do Grupo Mateus somaram 1.920 kg.
Os produtos arrecadados serão entregues a entidades como a Casa Sonho de Criança (Fé em Deus), Lar de José (Anil), Escola de Cegos (Bequimão), Lar Pouso da Esperança (Cohab-Anil), Casa do Sagrado Coração de Jesus (Cantinho do Céu) e as creches Estrela do Oriente (Recanto dos Vinhais), Sementeira de Luz (Centro), Mãezinha do Céu (Cohafuma) e Creche Escola Clube de Mães do Turu (Turu), Projeto Integração Social de São Luís (Vila Luizão), Desafio do Jovem do Maranhão (Cidade Operária) e ITAMA (Vila Isabel Cafeteira).