Grupo de Apoio Móvel chega à VT de Pinheiro

segunda-feira, 3 de Junho de 2013 - 13:34
Redator (a)
Wanda Cunha

As varas do trabalho que apresentarem atrasos nos andamentos processuais ou que hajam sofrido repentino aumento em seu volume processual poderão solicitar a presença do Grupo de Apoio Móvel, que permanecerá na vara trabalhista por até um mês para atualizar as pendências.

 

A partir desta segunda-feira (03), o Grupo de Apoio Móvel (GAM) atua na Vara do Trabalho de Pinheiro, por recomendação do vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior.

Os servidores Ciro Ibiapina Cardoso, Luís Alberto Queiroz Lima, Luiz Sadoque de Lima Matos e Patrícia Vasconcelos de Almeida compõem a equipe do GAM, que atuará na VT de Pinheiro até 21 deste mês.

Durante correição ordinária realizada no período de 06 a 10 de maio deste ano naquela vara trabalhista, foi observado que a taxa de congestionamento na fase conhecimento, em 2012, cresceu em comparação ao ano anterior, passando de 20% para 56%.

A taxa de congestionamento, na fase de execução, também registrou elevação, passando de 81% em 2011 para 87% em 2012, com o encerramento de apenas 396 execuções no ano passado, em contraponto às 676 encerradas em 2011.

Esses e outros motivos contribuíram para que a VT de Pinheiro  recebesse o apoio do GAM, que foi criado por meio do Provimento Nº 01/2012, da Corregedoria, e que tem como finalidade o restabelecimento do andamento normal das atividades das secretarias das varas do trabalho.
 
O objetivo do grupo é, portanto, dar apoio às varas trabalhistas, que apresentem atrasos nos andamentos processuais ou que tenham sofrido repentino aumento em seu volume processual.

O grupo é composto por quatro servidores lotados no Gabinete do vice-presidente e corregedor, sendo facultada a cessão de servidores lotados em outros setores do tribunal.

O trabalho a ser realizado pelo GAM não inclui as atividades de atendimento a partes e advogados, de secretário de audiências e de arquivo.

 

2 visualizações