Gustavo Martins encerra 2ª oficina dos servidores do TRT-MA

quinta-feira, 22 de Março de 2012 - 12:19

Com a palestra “Ética, Moral e a atuação do servidor público”, o psicanalista e servidor do TRT-MA, Gustavo Martins, encerrou as atividades da 2ª oficina do servidor da Justiça do Trabalho do Maranhão. A palestra ocorreu na manhã da última sexta-feira (16), na sala de treinamento do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA).

“É extremamente gratificante contribuir para melhorar a formação do quadro de servidores, pois esta é uma forma de colaborar com a melhor efetividade da justiça, para que a Justiça do Trabalho atinja a sua missão institucional de bem servir a sociedade”, destacou o servidor.

Gustavo Martins iniciou a discussão sobre ética e moral no trabalho, tratando de alguns aspectos legais, baseado na Lei nº 8.027/90, que trata das normas de conduta dos servidores públicos da união. Trouxe para a discussão, o conceito de ética e moral, abordando também os dilemas éticos.

Logo após, o servidor apresentou conceitos e exemplos de juízos de fato e de valor, baseados nos ensinamentos de Marilena Chauí: “juízo de fato são aqueles que dizem como as coisas são, como são e por que são”. E juízo de valor “são avaliações sobre as coisas, pessoas, situações e são proferidas na moral, nas artes, na política e na religião”.

No final, ele também falou sobre as visões de Karl Marx e Sigmund Freud em relação à ética e explanou o pensamento de Kant em relação à Ética sem invocar um Deus punitivo e a Ética de sustentação humana.

Ao final, Gustavo Martins teceu comentários sobre a subjetividade do operador jurídico nas decisões jurídicas.

 

Redação: Larissa dos Santos (estagiária de Relações Públicas)

Jornalista Responsável: Wanda Cunha (DRT 206-MA)  

13 visualizações