Hino da Justiça do Trabalho é recordado pelo presidente do TRT-MA

quinta-feira, 30 de Outubro de 2014 - 20:25
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, durante participação na 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, em Caldas Novas-GO, reencontrou o desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, atual presidente do TRT8-Pará/Amapá. Os presidentes recordaram o Hino da Justiça do Trabalho, composto (letra e música) pelo desembargador paraense em outubro/1998.

O Hino da Justiça do Trabalho, oficializado pelo TRT8 em março/2000, é uma composição em homenagem aos magistrados trabalhistas brasileiros e enaltece a busca do ideal de paz social almejado pela Justiça Trabalhista. Posteriormente, em 2010, foi adotado como canção oficial do Coleprecor e, em 2012, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) também oficializou o Hino, em âmbito nacional.

O presidente Luiz Cosmo falou da satisfação dessa lembrança. “É sempre muito bom relembrar os grandes feitos que a nossa Justiça do Trabalho já alcançou ao longo dos seus 73 anos. O Hino composto pelo colega Vicente Malheiros, certamente, é um dos melhores reconhecimentos da importância do trabalho que desenvolvemos com o fito de fazer justiça em todo o território brasileiro”, declarou o desembargador.

Confira a letra do Hino:

 

Hino da Justiça do Trabalho

I

Sempre em busca de um grande ideal

No caminho do justo e da lei

Seja a meta atingir, afinal

Tudo aquilo que um dia sonhei

Salve, ó deusa da nossa esperança

O conflito nós vamos compor

Quem confia em ti não se cansa

Vê na paz toda a chama do amor

II

Cantemos em homenagem

Mantendo a nossa imagem

Na voz desta canção

Em forma de oração

Justiça da equidade

É a tua identidade

Louvemos nossa Justiça

A Justiça do Trabalho

III

Pela paz social

Esta é a nossa missão

Dar ao povo o que é seu

Por conquista se deu

Na conciliação

Na sentença final

(Sempre em busca...)

 

Para fazer o download das partituras, áudios e demais arquivos relacionados ao Hino da Justiça do Trabalho, clique aqui.

Vicente José Malheiros da Fonseca – Atual desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), magistrado trabalhista de carreira há mais de 40 anos, além de professor universitário e compositor. Decano do TRT8. Coordenador do Coleprecor por dois mandatos (dezembro/1998-dezembro/2000), sendo atualmente membro de seu Conselho Consultivo. Membro da Comissão de Ética do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) perante o Tribunal Superior do Trabalho (TST), desde dezembro/2000. Além de artigos avulsos e participações em obras coletivas, publicou, em 1993, o livro "Reforma da Execução Trabalhista e Outros Estudos" (pela Editora LTr) e, em 2001, publicou o livro "Em Defesa da Justiça do Trabalho e Outros Estudos" (também pela LTr). Membro efetivo e vitalício da Academia de Letras e Artes de Santarém e da Academia Paraense de Música. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Músico amador, pianista, escritor e poeta. Compositor desde 1958, o catálogo de sua Obra Musical registra mais de 1.000 peças, em diversos gêneros (canto, coral, piano solo e a quatro mãos, violão, banda, conjuntos camerísticos para formações instrumentais e/ou vocais e peças orquestrais), vários hinos (mais de 60), inclusive para instituições jurídicas (alguns oficializados), dentre os quais, Hino da Justiça do Trabalho, Hino da Justiça Eleitoral e Hino do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A sua primeira composição musical, aos nove anos de idade, foi a valsa “Experimentar” (1958), dedicada a seu tio Wilmar Fonseca. Possui músicas gravadas em discos. Para mais informações sobre a obra e carreira do desembargador, clique aqui.

 

 

6 visualizações