A História do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão

segunda-feira, 17 de Maio de 2021 - 16:17
Redator (a)
Edvânia Kátia

Embora a presença da Justiça do Trabalho no Maranhão date de maio de 1941, foi só em 1989 que o Estado do Maranhão viu ser instalado o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, dando um passo significativo para facilitar a vida das pessoas que precisavam recorrer das decisões. Imaginem numa época em que não existia a rede mundial de computadores e nem se sonhava com o Processo Judicial Eletrônico. Só para se ter uma ideia, a distância que separava São Luís de Fortaleza era 1050 km. 

O primeiro processo judicial do Tribunal Pleno foi o Recurso Ordinário 005/1990 referente à Reclamação Trabalhista 2252/87, da comarca de Carolina, em que Francisco das Chagas Ferreira Lima e Constran S.A. figuram como partes. O processo entrou em pauta no dia 8 de agosto de 1989.

Ao longo de sua história, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão vem se consolidando como instrumento de justiça, paz social e cidadania, tendo seu trabalho reconhecido por meio de várias premiações. Atualmente o Tribunal funciona com duas Turmas e, em sua totalidade, o Tribunal Pleno é composto por oito desembargadores.

Este ano, a Justiça do Trabalho comemora seus 80 anos de instalação. Clique aqui para conhecer mais sobre a história do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão no Portal da Memória da Justiça do Trabalho do Maranhão na série Nossa Memória, Nossa História, realizada pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão, como parte das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho e para atender a Resolução 324/CNJ.
 

108 visualizações