I Concurso de Fotografia da JT Maranhão - O Mundo do Trabalho exposto em cliques

segunda-feira, 30 de Abril de 2007 - 12:04
FOTO de Biaman Prado, de O Estado, que estará exposta na Galeria Antônio Almeida

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugurarão segunda-feira (30) a Exposição “O Mundo do Trabalho”, reunindo painéis com as fotos que participaram do I Concurso de Fotografia da Justiça do Trabalho. A solenidade de abertura será às 19h, na Galeria Antônio Almeida – Palacete Gentil Braga (Rua grande, 782, Centro). As fotografias ficarão expostas até o dia 15 deste mês. São trabalhos de fotógrafos profissionais e repórteres fotográficos como Edgar Rocha (vencedor do concurso), Meireles Júnior (2º lugar), A. Baêta (3º lugar) Pedro Araújo (menção honrosa), Biaman Prado e José Evandro Firmino Filho.

A mostra terá também foto cedida pelo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho. Com muita sensibilidade, os fotógrafos captaram, através das lentes de suas máquinas, flagrantes de homens e mulheres no exercício de suas profissões, além de crianças em situação de trabalho. Além da foto, cada painel, medindo 1,20m x 80cm, traz informações sobre a Justiça do Trabalho, órgão pacificador das relações de trabalho entre patrões e empregados e que está presente em 183 municípios maranhenses, através das 21 Varas Trabalhistas instaladas na capital e em 15 municípios do interior.

A exposição fotográfica, que integra também as atividades da campanha Cidadania ao alcance de todos, desenvolvida pelo Serviço de Comunicação do TRT-MA, esclarece, ainda, sobre os direitos trabalhistas. De Edgar Rocha assina duas obras fotográficas que mostram o dia-a-dia do pescador: “Sentimentos” - vencedora do concurso – e “Preparando o Barco”. Meireles Júnior traz “Pausa para o almoço” e “Brincadeira pode esperar?”, que aborda a temática do trabalho infantil no campo. Já o repórter fotográfico do jornal O Imparcial, A. Baeta, participa com as fotos “Mandioca” e “Socando Arroz”, que mostra duas meninas socando arroz para vender, cena muito comum no interior do Maranhão, onde as famílias vendem o que plantam para poder suprir suas necessidades.

Acervo

O acervo da exposição reúne também obras do repórter fotográfico Biaman Prado, de O Estado, Trabalhando no Reveillon, de Pedro Araújo, “Pescador” e “Nas Alturas”, que mostra homens trabalhando em redes de alta tensão; e de José Evandro Firmino Filho, “Iluminar”, que capta o trabalho de equipes do serviço de iluminação pública.

A presidente do TRT, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, elogiou o trabalho produzido por cada fotógrafo. “É muito importante que os profissionais da comunicação, em suas várias áreas de atuação, possam estar sensíveis à responsabilidade de mostrar a importância do equilíbrio das relações de trabalho”, acrescentou a magistrada. As fotografias da exposição também ilustram o calendário do TRT de 2007.

A chefe do Serviço de Comunicação, Suely Cavalcante, disse que os assessores de comunicação do Judiciário atuam voltados para fortalecer ainda mais a relação entre a instituição e o cidadão. “Todo nosso esforço nesse sentido passa também pela valorização dos profissionais da comunicação”, disse. Jornal O Estado do Maranhão Caderno Alternativo 29.04.2007

12 visualizações