III Semana de Extensão tem palestra sobre Segurança da Informação
O treinamento "Segurança da Informação Corporativa e Pessoal" abriu a programação do segundo dia da III Semana de Extensão da Escola Judicial (EJUD) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). Segundo o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da EJUD16, a semana integra o calendário permanente de treinamento voltado para servidores da capital e interior do Estado. Nesta edição, estão participando servidores das Varas do Trabalho de Santa Inês, Pedreiras, Bacabal, Barreirinhas, Chapadinha e Pinheiro, bem como a servidores da capital.
Ministrado pelo servidor Ellington dos Santos, do Setor de Infraestrutura Computacional da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), o treinamento ocorreu na terça-feira (25), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge, da EJUD16, 1º andar, na sede do TRT. Segundo Ellington, o objetivo é capacitar os servidores a utilizarem com segurança tanto a informação corporativa quanto a pessoal, enfatizando, sobretudo, a importância da informação que é compartilhada no Tribunal. Conforme Ellington, para garantir a segurança da informação corporativa é fundamental que ela seja acessada somente por quem é credenciado.
O treinamento detalhou a nova Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC) do TRT-MA, estabelecida pela Resolução Administrativa (RA)nº 202/2016, bem como os Atos Regulamentares do Gabinete da Presidência 10, 11, 12 e 13/2016, que disciplinam as instruções normativas da Política de Segurança da Informação e Comunicações referentes, respectivamente, às responsabilidades do usuário quanto ao uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), às regras de segurança relativas ao uso da Internet, às regras para prevenção de acesso não autorizado, e às regras de segurança relativas ao uso do serviço de correio eletrônico.
De acordo com a RA, a Política de Segurança da Informação e Comunicações têm como diretrizes estabelecer e promover ações para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações da instituição, armazenadas em meio constitucional; mitigar os riscos associados à dependência do Tribunal em relação ao uso massivo da TIC; e definir as atribuições e responsabilidades relativas ao processo de estabelecer e promover a Política de Segurança da Informação e Comunicações do Regional.
Uma novidade abordada no treinamento referiu-se à responsabilidade do usuário pela emissão, renovação e revogação de certificado digital. Antes a responsabilidade era da CTIC, porém, segundo Ellington, atualmente cabe à CTIC somente a responsabilidade de orientar o usuário sobre o procedimento correto.
Programação - a III Semana de Extensão será encerrada no final da tarde desta quinta-feira (27). Na programação estão previstos os treinamentos "Redes Sociais on line nas instituições" e "Ferramentas do Google e Recursos na Web", que serão ministrados pela manhã e à tarde, respectivamente, pela professora doutora e servidora da EJUD16, Cássia Furtado.