Inaugurada sede própria da Vara do Trabalho de Caxias

terça-feira, 13 de Dezembro de 2011 - 16:04
Redator (a)
Edvânia Kátia

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, inaugurou nesta terça-feira (13) a sede própria da Vara do Trabalho de Caxias. Em seu discurso, a presidente ressaltou a emoção de entregar, à cidade conhecida como Princesinha do Sertão, o novo prédio da VT, dotado de acessibilidade e de infraestrutura para a implantação do processo judicial eletrônico.

A desembargadora também destacou os resultados alcançados pela Vara de Caxias e o empenho de magistrados e servidores na missão de realizar justiça. Para demonstrar seu amor pela cidade, recitou Gonçalves Dias e encerrou o discurso com versos do hino da cidade.

“Tenham certeza de que a entrega da sede própria da VT de Caxias é motivo de dupla comemoração porque tenho a oportunidade de retornar a Caxias, num momento especial na minha vida pessoal e profissional, cabendo-me a honra de fazer esta inauguração, às vésperas do encerramento do meu mandato e quando das comemorações dos 175 anos de emancipação deste município”, afirmou.

A magistrada ressaltou as conquistas alcançadas pelo TRT do Maranhão. “Momento especial também para a nossa instituição, em que consolidadas as ações de nosso planejamento estratégico, iniciativa que acreditei desde o primeiro dia do meu mandato, avançamos a passos largos para garantir à sociedade a efetivação dos direitos trabalhistas”, afirmou. Nos últimos dois anos, o TRT do Maranhão conquistou 13 prêmios, sendo três na área judicial conferidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de premiações nas áreas da gestão estratégica, comunicação, educação corporativa e qualidade de vida.

A Vara de Caxias está instalada na Cidade Judiciária, onde já funcionam a Justiça Federal, Eleitoral e Estadual. Construída em parceria com a Caixa, a obra dispõe de banheiros e rampas adaptados para deficientes, mobiliário ergonômico, além de ambientes amplos e confortáveis para atendimento e realização de audiências.

Humanização - na VT, será implantado o projeto Humanizar, com a disponibilização de vídeos educativos e a programação da TV Justiça por meio de sistema interno de televisão. A Vara do Trabalho também é a primeira do interior do estado a receber a Sala de Convivência, um espaço onde magistrados e servidores poderão buscar a melhoria contínua do clima organizacional com a realização de atividades de integração e qualificação profissional.

A obra foi prevista no Projeto Estruturar, realizado dentro das iniciativas do planejamento estratégico do TRT-MA. Pelo projeto, 100% das Varas do Trabalho devem ter sede própria, meta que será alcançada em breve pois o orçamento de 2012 já inclui recursos para a entrega da sede própria de São  João dos Patos. No ano passado, a desembargadora Márcia Andrea Farias  entregou a sede própria de Estreito e este ano, de Presidente Dutra. Na próxima semana, vai inaugurar a sede própria da Vara do Trabalho de Barreirinhas.

Metas cumpridas - a Vara do Trabalho de Caxias cumpriu duas das metas prioritárias estabelecidas pelo CNJ no ano passado. Julgou 100% do total de ações que ingressaram em 2010 mais a parcela do estoque. Foram 1.072 casos novos mais 79 processos ajuizados antes de 2010. Também já foram julgados pela VT todos os processos ajuizados até dezembro de 2007. “Só posso exaltar toda a satisfação que tenho pelos resultados alcançados por esta vara trabalhista. Vocês conseguiram cumprir duas das três metas prioritárias mais importantes do Judiciário Nacional, que são efetivamente voltadas para o 1º grau, determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2010”, enfatizou a presidente do TRT-MA.

Leia aqui o discurso da Presidente do TRT

18 visualizações