Inaugurada sede própria da Vara do Trabalho de Timon

quinta-feira, 21 de Junho de 2007 - 19:17
Redator (a)
Suely Cavalcante
Nova sede da Vara de Timon
Da esq. para direita: prefeita Socorro Waquim, des. Kátia Arruda e juiz Carvalho Neto no hasteamento das bandeiras

A presidente do TRT-MA, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, inaugurou, nesta quarta-feira (20), a sede própria da Vara do Trabalho de Timon. A sede, que homenageia a juíza do Trabalho Maria Luiza Pinto Lima, (já falecida), está localizada na Avenida Jaime Rios, s/n, Centro. A solenidade contou com a presença do juiz titular da VT, Francisco José de Carvalho Neto; da prefeita de Timon, Socorro Waquim, de magistrados trabalhistas; magistrados da Justiça Federal e da Justiça Estadual do município, membros do Ministério Público Estadual, além de vereadores municipais, procuradores do município, advogados, servidores da Justiça do Trabalho e outras autoridades locais.

A nova sede foi construída com recursos próprios do TRT-MA, em terreno com 862m² de área, doado pela Prefeitura de Timon. A nova VT terá um gabinete para o magistrado; secretaria espaçosa para os servidores; instalações adaptadas para portadores de necessidades especiais incluindo rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção; sala da OAB; arquivo da secretaria e arquivo geral; protocolo; sala de audiência; copa e ampla recepção. A Vara contará ainda com dois estacionamentos: um privativo, com cinco vagas; e outro público, com sete vagas, dentre as quais uma é reservada a pessoas com deficiência. Serão instalados dois pontos para caixa eletrônico de agência bancária e para o terminal de consultas de processos trabalhistas. Também há a previsão de instalação de um circuito fechado de TV, com câmeras para o sistema de segurança local. O sistema de climatização será feito por splits.

Os equipamentos e mobiliário funcional são ergonômicos (adaptados às necessidades de cada usuário), com o intuito de garantir melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores e, em conseqüência, melhor atendimento ao jurisdicionado. Para a presidente do TRT, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, a inauguração da sede própria da VT de Timon é mais uma meta alcançada pela atual direção que tem trabalhado pela melhoria permanente da prestação jurisdicional da Justiça do Trabalho no Maranhão. Kátia Arruda também lembrou que as novas instalações proporcionam melhores condições de trabalho aos magistrado e servidores da Vara, o que tem reflexos positivos na prestação de serviços, assim como maior comodidade e bem-estar aos usuários.

Ela destacou ainda a homenagem prestada à juíza do Trabalho Maria Luiza Pinto Lima que dá nome à Vara, por ter sido uma juíza competente, sensível, justa, que exercia com dignidade a magistratura. Maria Luiza faleceu em julho de 2001, vítima de acidente automobilístico, quando também morreu o seu marido, o servidor do TRT, Remir Lima. Os filhos da homenageada participaram da solenidade. Agradecendo pela homenagem, Gabrielli Marina Mesquita de Lima, filha da juíza, disse que se sentia honrada em poder presenciar o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela mãe que, para ela, era uma magistrada justa e coerente nas suas decisões e atitudes.

O promotor de Justiça aposentado, Nicolau Waquim Neto, abriu os discursos da solenidade ressaltando a relevância da instalação da Justiça do Trabalho no município. Falando em nome da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região, a juíza Maria do Socorro Almeida destacou a importância da Justiça Trabalhista para a sociedade que, segundo ela, tem como finalidade precípua tornar concreta a distribuição de justiça social, dando a sua contribuição para a construção de um mundo mais humano, justo e pacífico. Ela também destacou a justa homenagem feita à magistrada Maria Luiza Pinto Lima.

A prefeita de Timon, professora Socorro Waquim, agradeceu à desembargadora Kátia Arruda pela coragem e determinação em instalar a Vara do Trabalho de Timon e concluiu dizendo que a história de Timon reescreverá uma nova página da Justiça Trabalhista onde serão ressaltados os nomes da desembargadora Kátia Arruda e do juiz Francisco José de Carvalho Neto.

O titular da Vara de Timon, juiz Francisco José de Carvalho Neto, encerrou os discursos, falando pelo TRT. Ele disse que o Tribunal, sob a presidência da desembargadora Kátia Arruda, estava apresentando à sociedade e aos jurisdicionados a concretização do que apenas era um projeto, um desejo, uma aspiração. “Sua Excelência, com isso, demonstra toda à sua atenção e consideração à população destinatária da jurisdição”, afirmou dirigindo-se à presidente do TRT. De minha parte, apenas implementei o que me foi solicitado e outorgado pela Presidência do Tribunal, no entanto penso que minha afeição pelo Município de Timon pode ser medida no fato de, já por mais de uma vez, não apenas movido por linhas pessoais, deixei de usar minha posição na carreira e assumir a titularidade de uma das Varas da Capital, na aprazível São Luís do Maranhão, optando por permanecer na presidência da Vara do Trabalho de Timon, em razão de acreditar, poder colaborar e contribuir, pessoalmente, para o seu desenvolvimento social e judiciário”, afirmou.

O magistrado agradeceu à prefeita Socorro Waquim pelo elevado espírito público demonstrado em diversos atos, em especial, no pronto atendimento e doação do imóvel que permitiu ao Tribunal edificar a nova e definitiva sede da Vara e ao TRT pela feliz escolha do nome da juíza Maria Luíza Pinto Lima.

VT DE TIMON A VT de Timon foi criada por meio do Decreto 10.770, de 21.11.2003 e está sob a presidência do Juiz do Trabalho Francisco José de Carvalho Neto. Incluído o Diretor de Secretaria, Mauro Heider Silva Ferreira, a VT possui atualmente oito servidores. A jurisdição da VT de Timon abrange os municípios de Timon, Parnarama e Matões.

87 visualizações