Inauguradas novas instalações do Setor Gráfico 

quinta-feira, 23 de Agosto de 2018 - 15:19
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidenta Solange, ao lado dos servidores Vicente e Margareth, durante solenidade de entrega das novas instalações
Desembargadora Solange, servidores do Setor Gráfico, da Coordenadoria de Serviços Gerais e da Engenharia no desenlace da fita

O Setor Gráfico do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) mudou de localização e ganhou novas instalações na manhã desta quarta-feira (22/8). A inauguração das novas instalações foi feita pela presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, em solenidade na área externa do anexo C ao prédio-sede do tribunal. O setor mudou do térreo do prédio-sede para o anexo C, vizinho à Sala de Marcenaria e às futuras instalações do Almoxarifado. A solenidade foi prestigiada por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.  
Para a presidenta, a inauguração das novas instalações do Setor Gráfico representa a entrega de mais uma unidade administrativa e de um novo ambiente de trabalho condizente com o direito ao bem-estar, à saúde e a dignidade dos servidores. Ela observou que o Setor Gráfico, cuja lotação é composta pelos servidores José Vicente Araújo dos Santos, chefe da unidade, e Margareth de Castro Morais, além do terceirizado Willame Almeida, é a unidade administrativa fonte da arte criada e interpretada pois os servidores, que são designer gráfico, traduzem a ideia das inúmeras produções que envolvem a Justiça do Trabalho no Maranhão. “São as mais variadas mensagens, convites, anúncios, editoração, identidades visuais, edições, enfim, uma gama de trabalhos artísticos que materializam a forma e a função daquelas ideias que lhes apresentamos”.   
A desembargadora disse que o Setor Gráfico e a Seção de Cerimonial, que recebeu novas instalações na terça-feira (21), andam de mãos dadas o ano inteiro, “são unidades irmãs, e é na irmandade entre todas as unidades do nosso tribunal que nos fortalecemos para construir e também reconstruir caminhos que precisamos percorrer para bem realizarmos nossa tarefa-fim de fazer cada dia melhor a justiça que a sociedade espera de nós”, afirmou.
A presidenta Solange voltou a elogiar o trabalho dos engenheiros e arquitetos do TRT-MA, assim como havia feito quando da inauguração da Seção de Cerimonial. “Destaco o trabalho incansável do nosso engenheiro-chefe Manoel Ricardo Beckman de Jesus, sempre brilhante, centrado e seguro na tomada de decisões diante das inúmeras demandas na estrutura física dos nossos prédios que reclamam a sua intervenção”. Do mesmo modo, destaco “a competência técnica, a sempre pronta iniciativa e a extraordinária dedicação do engenheiro Sérgio Moriah de Abreu Silva, e do engenheiro civil Jácer de Abreu Ribeiro Neto, igualmente digno de nosso reconhecimento pelo seu enorme denodo no desempenho de suas funções”. 
Também destacou o trabalho das arquitetas Nikole Melo de Mendonça e Andrea Saldanha Abdalla Morais e Silva, “são elas as idealizadoras dos variados projetos indispensáveis à racionalização dos nossos espaços físicos e de todos os elementos que viabilizam nossas obras como o conforto, iluminação, ventilação, estética, aspecto visual e a harmonia de cada ambiente”. 
Igualmente, a desembargadora ressaltou o trabalho do servidor Luiz Antonio Moraes Pires, lotado na Coordenadoria de Serviços Gerais, “exemplo de diginidade, competência e abnegação, que procedeu à largada nessa caminhada que hoje chegou ao seu patamar”. Conforme a presidenta, o servidor catalogou centenas de bens inservíveis que ocupavam as instalações e que foram retirados do local para iniciar as obras das novas instalações do Setor Gráfico. “Foi o primeiro passo, e se realizou através das mãos hábeis e talentosas do nosso prezado Luiz Pires. O apoio decisivo do servidor Wagner Campos Santos, coordenador substituto de Material e Logística, “sem dúvida contribuiu para a concretização desse sonho”, pontuou.
A presidenta elogiou ainda o desempenho do coordenador de Serviços Gerais, Sérgio Raimundo Brito Pinho. “Sérgio Pinho, mais uma vez alavanca com a sua reconhecida competência a execução de mais uma obra essencial ao desenvolvimento dos nossos trabalhos em condições imprescindíveis de salubridade e conforto”.
“Aos colaboradores terceirizados, o nosso mais profundo respeito, reconhecimento e gratidão, pela dedicação e superação de cada dia de trabalho, em especial à empresa de manutenção Versal, pois é a sua execução que constrói, reconstrói, que cria e recria cada obra que idealizamos”, acrescentou.
Ao encerrar seu discurso, a presidenta Solange agradeceu a todos que contribuíram e contribuem para a realização dos compromissos da atual administração, “que é voltada para o benefício de todos, dos públicos interno e externo, como deve ser. Ao diretor-geral do TRT, Celson de Jesus Moreira Costa; à secretária de Administração, Sílvia Maria Pontes de Castro; ao secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto; e ao secretário de Orçamento e Finanças, Daniel Leite Guimarães, nossos agradecimentos e reconhecimento pelo trabalho de excelência”.  
Para o chefe do Setor Gráfico, Vicente dos Santos, o momento é de gratidão. “Primeiramente a Deus, por nos dar saúde para trabalharmos com uma das coisas que mais gostamos. Agradecemos pelo apoio que sempre tivemos das administrações anteriores e, em especial, da atual administração, por ter desde o início da sua gestão, procurado saber dos anseios e necessidades do setor, culminando na entrega das instalações novas mais adequadas para a realização de nossas atividades”, registrou.
Vicente agradeceu também pela incessante ajuda das equipes da Seção de Engenharia e da Coordenação de Serviços Gerais e dos demais setores envolvidos na empreitada. “Agradeço, agora de forma mais pessoal, a parceria irrestrita da colega de trabalho, a senhora Margareth, carinhosamente conhecida como Margot, uma pessoa extraordinária e super competente, e ao terceirizado Willame, que está conosco há quase cinco anos, nos ajudando a resolver diversos problemas”.
Vicente explicou que o setor foi criado com a finalidade de imprimir formulários utilizados pelo tribunal, com suas atividades voltadas quase que exclusivamente para suprir as demandas do Almoxarifado, porém, com a modernização dos processos, começou a atender outros setores, passando da função de fazer impressos para a criação de peças publicitárias, realizando trabalhos para várias unidades administrativas. “Procuramos atender com presteza e celeridade tudo que nos é solicitado e, por diversas vezes, orientamos para que os resultados obtidos sejam os melhores possíveis”, finalizou.
Apresentação musical - como parte da programação, os servidores Ronnie Duarte (3ª Vara do Trabalho de São Luís) e Isaac Barros (Seção de Segurança e Inteligência Institucional), que também são cantores, músicos e compositores, apresentaram clássicos da MPB, da Música Popular Maranhense, e composições próprias. A dupla proporcionou aos presentes momentos de descontração e alegria. 

30 visualizações