Inaugurado, nesta segunda-feira, o Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso “Desenvolvimento de Competências Gerenciais”
A Escola Judicial (Ejud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) inicia, nesta segunda-feira (23), às 14h30, o curso “Desenvolvimento de Competências Gerenciais”, na modalidade educação à distância. Os participantes inscritos nas quatro turmas receberão, pelo e-mail institucional, um tutorial, ferramenta que tem como objetivo explicar passo a passo como acessar o curso.
O tutorial será enviado em PDF pelo tutor de cada turma. A servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira será a tutora da Turma 01; Anícia de Jesus Ewerton, da Turma 02; Cássia Cordeiro Furtado, da Turma 03 e Ana Lúcia Rocha Silva, da Turma 04. Recebido o e-mail, os inscritos deverão colocar seu e-mail e uma senha provisória para que possam acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Rosely Vieira, responsável pelo Suporte e Monitoria Técnica do curso, adiantou que, semanalmente haverá uma sugestão de calendário de atividade. Para ela, o ideal é que os alunos não deixem atrasar o conteúdo e as atividades, acessando o AVA diariamente. Também sugeriu que os participantes dediquem a segunda e a terça-feira à leitura e ao estudo do conteúdo, deixando os dias úteis da semana restantes para as respectivas atividades.
Com carga horária de 30 horas, o treinamento será feito em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que cedeu o conteúdo do curso. O AVA do TRT-MA ficará disponível para acesso 24 horas por dia. O treinamento vai ocorrer durante cinco semanas. A primeira semana será de ambientação. Nas demais semanas, serão ministrados os Módulo I (Liderança); Módulo II (Comunicação); Módulo III (Relacionamento interpessoal) e Módulo IV (Ferramentas Gerenciais).
Atividades e avaliação - Na plataforma virtual, o aluno é acompanhado diariamente pelo tutor, que responde às dúvidas relativas ao conteúdo, apresenta temas para debates, participa de chats e constrói diálogos diversos. Além disso, o aluno pode participar dos fóruns de debates e dos chats, apresentando suas dúvidas ou comentários sobre os assuntos discutidos. Além de textos virtuais sobre o tema, o conteúdo do curso tem ainda bibliografia e sugestões de leituras complementares, com os respectivos links.
A avaliação do aluno será feita com base em suas participações nos fóruns, tarefas e por questões objetivas apresentados ao final de cada módulo e, ainda, por uma avaliação final. Para ser certificado, o aluno deve atingir aproveitamento médio igual ou superior a 70%.