Iniciada correição telepresencial na 7ª Vara do Trabalho de São Luís 

quinta-feira, 27 de Agosto de 2020 - 12:15
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Corregedor vai estar à disposição dos interessados (partes, advogados, MPT) das 16h às 18h (horário de Brasília)

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador José Evandro de Souza, iniciou, na manhã desta quinta-feira (27), correição telepresencial na 7ª Vara do Trabalho de São Luís, de acordo com o Edital de Correição nº 14/2020. Desde de junho, o corregedor vem realizando as ações em caráter telepresencial, por meio da plataforma Google Meet. Clique aqui para acessar o calendário de correições 2020 atualizado.
Esse procedimento segue o disposto no Provimento CR-TRT16 nº 001/2020, que regulamenta a realização de correições, por meio remoto, nas unidades judiciárias de 1º grau da Justiça do Trabalho no Maranhão, enquanto perdurar a situação de pandemia do novo coronavírus.
Segundo o Edital, a correição vai ser encerrada às 16h30 desta sexta-feira (28). O desembargador-corregedor estará à disposição dos interessados, especialmente, partes, advogados, representantes do Ministério Público do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil, e do público em geral, por meio de videoconferência, das 16h às 18h (horário de Brasília), do dia 27 de agosto de 2020, pela plataforma usada na atividade correicional.
Como nas correições realizadas presencialmente, o corregedor José Evandro vai examinar processos, registros e documentos de modo a verificar a regularidade da prestação jurisdicional, bem como das atividades administrativas, determinando, ao final, as providências necessárias à melhoria dos serviços prestados no âmbito das Unidades. O desembargador contará com o auxílio dos servidores Valéria Morais Marques, secretária da Corregedoria; David Tedson Ferreira Mendonça e de Olívia Maria Oliveira Almeida.
Partes, advogados e demais interessados em participar devem solicitar o envio do link de ingresso na sala de reunião virtual, pelo e-mail correge@trt16.jus.br. O convite para a videoconferência e o caminho para o acesso serão enviados pela Secretaria da Corregedoria. Após o recebimento do link do convite, o interessado deverá confirmar a sua participação. 
A equipe de correição poderá ser acionada por meio dos telefones (98) 2109-9310 ou (98) 98402-7758, ou por e-mail correge@trt16.jus.br.
Recomendações
Dentre algumas recomendações, é orientado manter o microfone sempre desativado e ativá-lo apenas quando precisar falar algo, enquanto estiver na reunião. Outra observação é que, para participar da reunião a partir de um aparelho celular, é preciso ter o aplicativo Google Meet, que deve ser instalado através de loja de aplicativos para aparelhos Android e IOS. Essas e outras explicações com o passo a passo constam no Provimento publicado pela Corregedoria.
Correições telepresenciais - a Vara do Trabalho de Pedreiras foi a primeira unidade a passar por correição de forma remota. Além dela, já receberam a ação telepresencial as VTs de Presidente Dutra, Açailândia e Estreito. Na capital, as 1ª, 2ª e 3ª VTs de São Luís já foram correicionadas remotamente neste ano.
A Correição
Está prevista no artigo 682, inciso XI, da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o inciso II do artigo 27 do Regimento Interno do Tribunal. A atividade correicional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Entre os itens analisados nas visitas estão o andamento processual e o cumprimento de procedimentos previstos no Regimento Interno e no Provimento Geral Consolidado da Corregedoria do TRT-MA. 
 

71 visualizações