Inspeção Judicial identifica crescimento de 3,75% na movimentação processual da VT de Barreirinhas
A Vara do Trabalho de Barreirinhas passou por Inspeção Judicial Ordinária, realizada pela juíza titular da vara, Maria do Socorro Almeida de Sousa, entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2015. A medida, que atende ao disposto no Art. 197 do Provimento Geral Consolidado do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), tem o objetivo de fazer o balanço das atividades do ano de 2014. Um dos pontos de maior destaque identificado durante a inspeção foi a movimentação processual, que teve um aumento de 3,75% em relação a 2013, somando 719 processos, todos agendados eletronicamente.
Segundo a Ata de Inspeção expedida pela VT, não existem processos pendentes de julgamento e, pelos processos conciliados e executados em 2014, a Vara pagou um total de R$1.730.847,00 aos reclamantes.
Durante o ano passado, a VT de Barreirinhas também realizou itinerâncias nos municípios de Araioses e Água Doce do Maranhão, quando foram realizadas 215 audiências. A juíza Socorro Almeida constatou o bom funcionamento da atividade jurisdicional, e determinou a imediata eliminação das pendências ainda encontradas no decorrer da inspeção.
O objetivo da Inspeção Judicial Ordinária é prevenir irregularidades, aprimorar a prestação jurisdicional e dar celeridade aos serviços da secretaria da Vara.
VT de Barreirinhas – A Vara do Trabalho de Barreirinhas foi criada em 21/11/2003, pelo Decreto n 10.770, e tem sob sua jurisdição as cidades de Barreirinhas, Água Doce do Maranhão, Araioses, Axixá, Humberto de Campos, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia. Atualmente, a diretora de Secretaria é Maria do Socorro Pinho Coimbra.