Instituições e personalidades ressaltam o trabalho do TRT-MA ao longo dos 30 anos

sexta-feira, 6 de Dezembro de 2019 - 17:43
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Instituições e desembargadoras homenageadas.

A manhã desta quinta-feira (5) foi marcada pelo encerramento das comemorações dos 30 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). No dia 26 de maio deste ano, o TRT-MA comemorou três décadas de instalação e, ao relembrar as parcerias ao longo desses anos, realizou, no Auditório Juiz Ari Rocha, solenidade de entrega de medalhas e certificados a instituições e personalidades que contribuíram com o Tribunal no desempenho de suas atividades.

O Tribunal condecorou 76 personalidades e representantes de instituições, que reconheceram a importância da Justiça do Trabalho para o desenvolvimento do estado e do país, no compromisso de promover a paz e o bem estar social na resolução dos conflitos trabalhistas. Dentre os homenageados estiveram órgãos públicos, autoridades, veículos de comunicação e servidores do TRT. 

A deputada estadual Helena Duailibe foi uma das homenageadas. A parlamentar foi a autora do Projeto de Lei sancionado pelo governador do estado, Flávio Dino, e idealizado pela presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, que implementou o Dia do Trabalhador Terceirizado (Lei nº. 11.155, de 6 de novembro deste ano), a ser comemorado em todo o Maranhão no dia 8 de junho. "Fico imensamente grata por esse reconhecimento e por receber uma medalha de uma instituição como essa. Nosso reconhecimento foi simplesmente por exercer uma função como a do Tribunal, que é aplicar a justiça", afirmou Helena Duailibe. 

Outro homenageado foi o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão, Thiago Diaz. A presidenta Solange Cordeiro elogiou o advogado por ter eleito a defesa da Justiça do Trabalho como missão, por meio de reuniões, intervenções e diálogos com outros órgãos. Thiago Diaz confessou a felicidade ao receber a homenagem e afirmou a necessidade em defender os direitos do trabalhador. "Estou muito feliz poder estar aqui e representar a advocacia do Maranhão. No momento em que passamos, com tantos questionamentos acerca dos direitos sociais, precisamos destacar e comemorar as instituições que defendem os direitos do trabalhador", declarou o presidente da OAB.

As demais autoridades contempladas foram o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, e o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União do Maranhão, José Ribamar Monteiro Segundo. Também houve homenagens às desembargadoras Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira (TRT da 5ª Região); Pastora do Socorro Teixeira Leal, presidente do TRT da 8ª Região; Ruth Barbosa Sampaio, corregedora do TRT da 11ª Região; Mari Eleda Migliorini, presidente do TRT 12ª Região; Ana Paula Tauceda Branco, presidente do TRT da 17ª Região; Liana Chaib, presidente do TRT da 22ª Região; e Eliney Bezerra Veloso, presidente do TRT da 23ª Região. 

A imprensa também foi lembrada durante a solenidade pelos trabalhos e pela responsabilidade social ao levar a notícia aos cidadãos, importante ferramenta na busca pelos direitos do povo. Um dos veículos homenageados foi a TV Cidade. "Uma premiação como essa promovida pelo TRT-MA só vem reafirmar o esforço do nosso trabalho e a nossa missão é levar a informação ao nosso telespectador", destacou o repórter e diretor de núcleo da TV Cidade, Marcos Martins. 

Foram também condecorados o Grupo Mirante de Comunicações, o Grupo Difusora de Comunicações, Jornal Pequeno, Jornal O Imparcial, TV Guará, TV Cidade, Rádio São Luís, Rádio Educadora e Rádio Timbira. 

Dentre o corpo funcional do TRT-MA, o servidor José de Ribamar Santos Batista foi um dos homenageados com a medalha dos 30 anos do Tribunal. Para ele, tal reconhecimento é um estimulo para o trabalho desempenhado. "Ficamos muito lisonjeados com esse reconhecimento porque temos já 30 anos de Tribunal e essa homenagem é de grande valia para o nosso trabalho", confessou. "Falo isso não só por mim, mas por todos os colegas que deram o sangue para contribuir com este Tribunal", completou o servidor.  

A desembargadora homenageou ainda os terceirizados do TRT-MA. O coordenador do serviço de limpeza e higienização do Tribunal, César Santos de Oliveira, recebeu a medalha representado todos os trabalhadores terceirizados. 

Inauguração

Antes da cerimônia, a presidenta Solange Cordeiro inaugurou o novo hall de entrada do prédio-sede do Tribunal. O espaço abriga a recepção e o balcão do Setor de Protocolo. O ambiente conta com equipamentos de raio x e detector de metais, conforme disciplina a Resolução Administrativa n.º 117/2016, do TRT-MA. Agora, o acesso à sede da Justiça do Trabalho será pela Avenida Senador Vitorino, no bairro Areinha, e não mais pela lateral, na rua 44. 

O novo hall vai garantir mais visibilidade ao Tribunal, facilitando a localização para os usuários, advogados e o público em geral, além ser um ambiente mais seguro e que vai proporcionar conforto aos visitantes, servidores, estagiários e terceirizados que trabalham no local.


 

Clique AQUI para acessar o álbum de fotos da solenidade.


 

Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo).

Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

170 visualizações