Jornal do TRT-MA participa do prêmio Anamatra dos Direitos Humanos
O jornal Parágrafo Único, elaborado pelo Serviço de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho, é um dos trabalhos inscritos para concorrer ao Prêmio Anamatra dos Direitos Humanos.
O informativo é um veículo para difusão dos direitos humanos. Esta semana foi publicada a edição nº 65 do informativo. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Gerson de Oliveira, elogiou a iniciativa.
O Parágrafo Único é editado mensalmente e distribuído prioritariamente a sindicatos, especialmente os sindicatos de trabalhadores rurais no interior do Estado, associações e escritórios de advocacia, além de serem enviados também, exemplares a autoridades, o que permite que a informação chegue aos cidadãos.
Segundo a chefa do Serviço de Comunicação, jornalista Edvânia Kátia, a publicação tem uma matéria que prioriza sempre o esclarecimento do cidadão sobre direitos trabalhistas. “Essa linha editorial contribuiu para o desenvolvimento da cidadania e inclusão social, uma vez que, a informação possibilita a busca dos cidadãos pelos seus direitos”, afirmou.
Além de levar a informação judicial trabalhista à sociedade, o jornal assume a tarefa de ser uma ferramenta da comunicação para publicizar os atos institucionais, assim como, caracteriza-se por ser uma fonte histórica da Justiça do Trabalho no Maranhão. Em suas páginas, também estão registrados os momentos mais importantes da organização. Criado pelo Serviço de Comunicação do TRT do Maranhão em 1994, o informativo está hoje em sua 64ª edição. No começo, o jornal era editado apenas em duas cores e papel A-4. A linha editorial era focada no institucional, trazendo apenas matérias sobre estrutura e organização, a exemplo do que acontece ainda hoje em muitos informativos institucional.Ao redirecionarmos a linha editorial, o Serviço de Comunicação está certo de que esta é uma tendência, onde o que é priorizado é a informação para o desenvolvimento da cidadania. A equipe do Serviço de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho, responsável pelo informativo, é atualmente formada por Edvânia Kátia (chefa do setor), Suely Cavalcante, Wanda Cunha, Valkíria Santana e Gabriela Saraiva (estagiária de Jornalismo).