JT-MA iniciou ano judicial com sessões telepresenciais e virtuais das 1ª e 2ª Turmas

segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021 - 8:33
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A Justiça do Trabalho do Maranhão deu início, na primeira semana deste mês, ao ano judicial com a realização de sessões telepresenciais e virtuais. No dia 2, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou a primeira sessão do ano. Já no dia 3, foi a vez da 1ª Turma. 
A 2ª turma julgou 330 processos na modalidade virtual, formato em que as sessões e audiências são realizadas diretamente no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), sem transmissão de vídeo. Compuseram o quórum o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, presidente da turma; a diretora da Escola Judicial, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; e o juiz convocado Manoel Lopes Veloso Sobrinho, titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís.
A 1ª turma julgou 13 processos na modalidade telepresencial, formato com transmissão de áudio e vídeo pela plataforma Google Meet, e 430 na modalidade virtual. Além do vice-presidente do TRT-MA, no exercício da Presidência do Tribunal e presidente da turma, desembargador José Evandro de Souza, compuseram o quórum os desembargadores (a) Márcia Andrea Farias da Silva (Ouvidora), Luiz Cosmo da Silva Júnior e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. No dia 10, teve mais uma sessão somente virtual da 1ª Turma. Na pauta, 338 processos.  
As sessões de ambas as turmas são realizadas semanalmente. A 2ª Turma realiza sessões todas as terças-feiras e a 1ª Turma todas as quartas-feiras. As próximas sessões estão previstas para os dias 23 (2ª Turma) e 24 (1ª Turma). 
Tribunal Pleno
No dia 12, foi realizada a primeira sessão administrativa extraordinária do Tribunal Pleno, quando foi aprovado o pedido de aposentadoria voluntária do presidente do TRT-MA, desembargador Américo Bedê Freire. Clique aqui para acessar matéria sobre a sessão. Na quinta-feira (18), ocorreu a primeira sessão administrativa ordinária do Pleno, para julgamento de 47 processos. 
Sessões Remotas 
Desde abril do ano passado, as turmas estão realizando suas sessões remotamente como medida de prevenção ao novo coronavírus, conforme determinou o Ato Conjunto GP e GVP/CR º 005/2020. As sessões ocorrem via Google Meet e são transmitidas simultaneamente ao público pelo canal do TRT-MA no YouTube
A Secretaria do Tribunal Pleno do TRT-MA disponibilizou um Manual das Sessões Telepresenciais aos advogados, que reúne orientações sobre videoconferência e como participar das sessões telepresenciais. Clique AQUI para acessar o manual.
 

102 visualizações