JT-MA lança primeiro curso do Projeto de Educação a Distância
A Justiça do Trabalho no Maranhão deu início ao primeiro curso do Projeto Educação a Distância. O lançamento do curso “Gestão de Conflitos” foi feito pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, na tarde desta segunda-feira (2), na sala de treinamento do Tribunal, na Areinha.
O curso é uma atividade do Projeto de Educação a Distância da Justiça do Trabalho, “Projeto Rompendo Distâncias”, implantado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Para o desembargador Gerson de Oliveira, o lançamento do curso é mais uma atividade realizada pela JT-MA voltada para capacitação de servidores. Ele disse que o Rompendo Distâncias é reconhecido em Brasília por sua importância e ressaltou que o projeto integra e aproxima sem custos. O presidente ressaltou ainda o mérito da servidora Rosely Vieira, autora e tutora do curso, que se dedicou para a implantação do projeto na JT-MA. Rosely Vieira, que apresentou a plataforma e explicou o funcionamento do curso Gestão de Conflitos, afirmou que há três anos sonha com a implantação do projeto Rompendo Distâncias no TRT-MA. Ela destacou que este é o primeiro curso de EaD da Justiça do Trabalho na área de Gestão de Pessoas.
Gestão de Conflitos O curso Gestão de Conflitos será destinado aos diretores de secretarias das vinte e uma Varas Trabalhistas da 16ª Região, no período de 02 a 22 de fevereiro, com uma carga horária de 30 horas, equivalente a três semanas. Será disponibilizado em módulos semanais no ambiente virtual de aprendizagem do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (http://ead.csjt.gob.br). Os participantes, em qualquer tempo e de qualquer computador, terão acesso exclusivo aos conteúdos e atividades. Para melhor disponibilidade do curso no ambiente virtual, serão usadas várias ferramentas multimídias, como envio de tarefas, fórum, material em pdf, video e outras. Baseado no Construtivismo, o curso será aplicado por um tutor, cuja função é facilitar a aprendizagem, de modo que os participantes construam seus próprios conhecimentos. Caberá ao tutor responder a todas as mensagens dos participantes em tempo satisfatório. Todas as questões técnicas, tutoria e coordenação pedagógica serão realizadas por Rosely Vieira, consultora organizacional, especialista em EaD pela UNB e Membro do Sub-comitê de EaD de Conselho Superior da Justiça do Trabalho, representando a Região Nordeste. Ao final do curso, serão distribuídos certificados aos participantes. O crédito de horas serve para somar pontos referentes à garantia do adicional de qualificação. Segundo Rosely, o curso está voltado especialmente para a capacitação e atualização de gestores, com foco no desenvolvimento das relações interpessoais e o conteúdo programático trabalha com as principais teorias acerca da gestão de conflitos. Ela enfatiza que os conflitos são inerentes às relações humanas e existem desde o início da humanidade. “O curso vai permitir que os participantes, no âmbito organizacional, gerenciem com sucesso as situações de conflitos nos quais se encontrem, direta ou indiretamente, envolvidos”, finalizou. O curso Gestão de Conflitos também faz parte do Programa Mais Capacitação, um dos cinco eixos do plano de gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009, que reúne todos os projetos e ações que assegurem o desenvolvimento de formação de competência através da educação continuada dos servidores e magistrados. Outras informações podem ser obtidas pelo email ead@trt16.gov.br.