JT-MA: VTs de Balsas, São João dos Patos e Pedreiras foram visitadas pela equipe do Presidência Itinerante
As visitas às Varas do Trabalho de Balsas (sul do Maranhão), São João dos Patos (sertão maranhense) e Pedreiras (região centro maranhense) foram realizadas no período de 4 a 8 de agosto deste ano, pela equipe executiva do Projeto Presidência Itinerante, cuja coordenação é do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior. A iniciativa do desembargador Luiz Cosmo busca mais aproximação da Presidência do Tribunal com magistrados e servidores de cada unidade visitada. Durante as visitas, são identificadas as necessidades de cada vara trabalhista ou unidade. Em alguns casos, as necessidades são atendidas imediatamente. Em outros, são estabelecidos prazos para o atendimento.
Na VT de Balsas, a equipe executiva foi recebida pela diretora de secretaria, Aline Lopes Ruas. O juiz titular da vara trabalhista, Rui Oliveira de Castro Vieira, estava de férias. Aline disse que os servidores da VT ficaram com uma impressão muito positiva do trabalho realizado pela equipe executiva do Presidência Itinerante, “notadamente em relação à preocupação constante desta gestão em voltar a atenção ao primeiro grau, na medida em que se constitui como a base para todo o desenvolvimento da entrega da prestação jurisdicional”, observou.
O titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos, juiz Manoel Joaquim Neto, recebeu a equipe executiva do projeto. O magistrado confessou a satisfação dele e dos servidores pela iniciativa do Projeto Presidência Itinerante, oportunidade, segundo ele, em que foi feito o levantamento das reais necessidades da vara trabalhista, “estreitando as relações com o corpo funcional desta unidade, localizada a mais de 500 quilômetros da capital maranhense”, registrou.
Para o juiz Leonardo Henrique Ferreira, titular da Vara do Trabalho de Pedreiras, que recepcionou o desembargador Luiz Cosmo e servidores, a ida de boa parte da equipe administrativa do Tribunal para uma VT do interior, ao menos que por pouco tempo, resulta em enormes benefícios, “tendo em vista a distância da capital e as dificuldades impostas pelo emperramento da máquina burocrática, o que faz com que grande parte das demandas direcionadas à administração demore um tempo considerável para ser resolvida”, afirmou.
Ainda, conforme o magistrado, o Projeto Presidência Itinerante é um marco na administração do Tribunal, na medida em que o gestor do TRT vai pessoalmente constatar a realidade de cada Vara do Trabalho do interior. “Somado a isso, também lhe acompanham um staff de servidores que, como um exame, passam pela VT procurando sanar o maior número de problemas possíveis naquele momento, fazendo, ainda, o registro de outros tantos para providências futuras. Espero sinceramente que este projeto perdure para o futuro, com a certeza de que, se assim ocorrer, o distanciamento natural que há entre o interior e a capital será cada vez mais reduzido, trazendo reflexos de melhorias para todos”, concluiu.
Vara do Trabalho de Balsas – a equipe ficou na VT de Balsas nos dias 4 e 5 de agosto. Entre as demandas elencadas pela vara trabalhistas estavam o aumento do quadro de servidores; necessidade de reparos na estrutura física e de manutenção e atualização da rede de computadores; substituição de móveis, equipamentos de informática e reativação do VOIP (sistema de telefonia via internet). Grande parte da demanda foi atendida de imediato, tais como, substituição de móveis, equipamentos de informática, instalação, manutenção e atualização de computadores, entre outros. Alguns serviços de manutenção predial serão executados em data posterior. Durante os trabalhos, o presidente do TRT recebeu os advogados da Seccional da OAB de Balsas Maria Inês Dias de Castro, Hermeto Müller, Alba Maria d’Almeida Lins e Ana Célia Delavy, com os quais tratou sobre assuntos administrativos relacionados à VT.
Vara do Trabalho de São João dos Patos – ainda, no dia 6, a equipe chegou à VT de São João dos Patos. O juiz Manoel Joaquim questionou sobre a pendência de solução para alguns pedidos da vara trabalhista, feitos por meio de protocolos administrativos, entre os quais, os que pleiteiam iluminação e cobertura do estacionamento, construção de parte da calçada, e adição de serventes para limpeza e conservação. Na oportunidade, foram feitas atualizações de softwares; manutenção de computadores, instalação de equipamentos de informática (impressora, monitores, estações de trabalho, etc), de ramais de telefone, de pontos biométricos, e outros serviços. Foram agendados para execução futura a instalação de iluminação no estacionamento, pintura de sala de audiência, construção de parte da calçada e outros serviços de manutenção predial.
Vara do Trabalho de Pedreiras – em Pedreiras, a visita ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto. Entre as necessidades da vara trabalhista foram relacionadas o pedido de agilização da reforma do prédio-sede da VT, especialmente antes do início do tempo chuvoso, com revisão e correção da parte elétrica; substituição dos computadores da vara trabalhista ou manutenção preventiva, em caso de impossibilidade da troca; ativação do VOIP; substituição da mobília por móveis ergonômicos; envio e instalação de impressoras, entre outros.
A reestruturação, instalação e configuração dos equipamentos de informática da sala de audiências; atualização de softwares; reativação de impressora; instalação de estações de trabalho, de monitores e pontos biométricos, substituição de luminárias, foram alguns dos serviços executados imediatamente. Na próxima etapa, serão executados os serviços de manutenção predial que não puderam ser feitos na ocasião.
Equipe Executiva - além do presidente, integraram a equipe executiva do Projeto Presidência Itinerante o secretário-geral da Presidência, Antonio Manoel Costa Silva; o engenheiro Marcelo Henrique de Alencar (Seção de Engenharia); José de Ribamar Santos Batista (Diretoria-Geral); Fernando Augusto Pestana Júnior (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações); José de Ribamar Vieira Júnior e Manoel Messias Pereira da Silva (Coordenadoria de Serviços Gerais); e Luís Lopes Teixeira (Seção de Transportes). A equipe de apoio foi composta por Francisco Alvileno de Carvalho Vidal, Leonardo Rocha Vieira e Arnaldo Araújo Costa.
Presidência Itinerante – o projeto Presidência Itinerante está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRT-MA nos temas Eficiência Operacional, Política Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura e Tecnologia, e aos objetivos estratégicos “Prestar serviços com foco na excelência”; “Aprimorar a comunicação com os públicos interno e externo” e “Fortalecer a imagem institucional”; “Buscar melhoria do clima organizacional”; e “Garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais”, respectivamente. O projeto prevê visitas, até o final deste ano, às sedes das Varas do Trabalho e unidades administrativas do Tribunal.