Juiz auxiliar da Presidência do TRT-PI faz palestra no Lançamento do Plano Estratégico do TRT-MA

sexta-feira, 13 de Março de 2015 - 9:11
Redator (a)
Wanda Cunha
Roberto Wanderley Braga

O lançamento do Plano Estratégico  2015-2020 do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), realizado na última sexta-feira (06), contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI), Roberto Wanderley Braga. Na oportunidade, o magistrado proferiu palestra sobre a “Construção do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho pelo CSJT, Metas da Justiça do Trabalho e Governança Judiciária”.

De início, deu uma extensa bibliografia sobre Governança Judicial, abordando as dificuldades metodológicas. Disse tratar-se de um tema recente na doutrina e, principalmente, no âmbito do Judiciário; pincelou as perspectivas de abordagem, predominantemente a jurisdicional, judicial ou procedimental, sob a luz de alguns autores renomados.

Roberto Wanderley Braga elucidou o novo conceito de Governança Judiciária que vem sendo trabalhado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Observou que o Planejamento Estratégico é apenas uma ferramenta dentro do sistema; e que a Governança, além de passar pelos valores internos, também passa pela sociedade.

Além de Roberto Braga, também realizaram palestra, no lançamento do Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), o presidente desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior (Leia aqui!); o vice-presidente do TRT da 4ª Região (RO/AC), desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior (Leia aqui!); o auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Silva da Cruz (Leia aqui!); e o Coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do TRT-MA, Ciro Ibiapina Cardoso (Leia aqui!).

Planejamento estratégico 2015 – 2020 - é um processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda a estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante ações estabelecidas no presente. Nesse processo, é promovida a análise dos ambientes externo e interno da instituição a fim de estabelecer as diretrizes estratégicas, quais sejam, missão, valores, visão, objetivos, metas e indicadores, elementos esses que nortearão as iniciativas a serem trabalhadas nos próximos anos de vigência do plano estratégico. Já a Gestão Estratégica envolve o direcionamento das atividades de uma instituição para a realização de sua missão e o alcance de sua visão de futuro, por meio do cumprimento de seus objetivos estratégicos. O conceito de Gestão Estratégica é mais amplo que o de Planejamento Estratégico, já que alcança as rotinas de desenvolvimento do órgão, no acompanhamento da execução do que foi planejado. Saiba mais sobre o Plano Estratégico do TRT-MA aqui!.

 

18 visualizações