Juiz da VT de Bacabal ministra oficina na Enamat
O juiz titular da Vara do Trabalho de Bacabal (MA), Bruno de Carvalho Motejunas, ministra, nesta quinta-feira (25), aula da disciplina Laboratório Judicial 3 – Oficina de Decisão Processual (parte III), durante o 12º Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em Brasília. Composto por aulas práticas e teóricas relacionadas à formação profissional do magistrado, o curso conta com a participação de 70 alunos-juízes, de 11 Regionais.
Dirigido aos juízes do trabalho substitutos, no período de vitaliciamento, o curso visa a proporcionar aos magistrados uma formação específica para a atividade judicante, desenvolvendo as habilidades necessárias para o bom exercício da magistratura. É voltado para os juízes recém-empossados dos Tribunais Regionais do Trabalho e tem duração mínima de quatro semanas.
Desde o início deste mês, juízes do trabalho substitutos do TRT-MA, empossados em maio deste ano, estão participando do curso na Enamat. O treinamento vai até esta sexta-feira (26).
Escola - a Enamat foi instituída pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) como órgão autônomo, por meio da Resolução Administrativa nº 1140/2006 do Tribunal Pleno, atendendo ao disposto pela Emenda Constitucional nº 45/2004.
Dirigida pelos ministros Aloysio Corrêa da Veiga (diretor) e Horácio Raymundo de Senna Pires (vice-diretor) e assessorada por um Conselho Consultivo composto por ministros do TST e juízes de TRTs e de Varas do Trabalho, a escola funciona no edifício sede do TST.
A Enamat tem como objetivo promover a seleção, formação e o aperfeiçoamento dos magistrados do trabalho, que necessitam de qualificação profissional específica e atualização contínua, dada a relevância da função estatal que exercem.
Com informações da Enamat e da VT de Bacabal