Juiz do Trabalho e servidores do TRT-MA participam de Simpósio de Governança de TI no TST
O juiz Auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), Bruno de Carvalho Motejunas, e os servidores Rômulo José Maia Moura, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT, e Rafael Robinson de Sousa Neto, Chefe do Setor de Governança de TI, participaram na terça (16) e nesta quarta-feira (17), na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, do I Simpósio de Governança de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho. Realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o evento proporcionou o debate e troca de experiências na área de Tecnologia da Informação, visando ao aprimoramento da governança de TI nos Tribunais do Trabalho e no Conselho.
Entre os temas discutidos, a governança de TI sob a ótica do controle externo pelo Tribunal de Contas da União (TCU); principais aspectos da governança de TI na Justiça do Trabalho; e governança de TI no cenário nacional. Também foram compartilhadas experiências do Banco Central e dos Tribunais do Trabalho do Rio Grande do Sul (4ª Região) e Alagoas (19ª Região), entre outras. Na abertura do evento, o presidente do TST e CSJT, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, defendeu a manutenção de investimento na área de TI, bem como a necessidade de a gestão ocorrer de forma integrada entre as unidades administrativas.
Segundo Rômulo, a governança de TI vem ganhando cada vez mais espaço devido a importância estratégica da TI, que tem se tornado imprescindível e indissociável ao negócio. “Através do trabalho organizado, a TI poderá entregar maior benefício à instituição, otimizando recursos e gerenciando os riscos”, disse.
Com informações do CSJT.