Juiz do trabalho substituto emociona-se durante discurso de posse no TRT-MA

segunda-feira, 21 de Julho de 2014 - 16:03
Redator (a)
Suely Cavalcante
Magistrado assina ato de posse; presidente do TRT-MA e magistrados da primeira instância o parabenizam
Juiz Reinaldo ficou emocionado durante discurso; familiares e amigos presentes à posse

Ao ser empossado pelo desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), no cargo de juiz do trabalho substituto do TRT-MA, na manhã desta segunda-feira (21), no Gabinete da Presidência, o mineiro de Belo Horizonte Reinaldo de Souza Pinto emocionou-se ao lembrar o percurso percorrido até chegar à concretização do seu sonho de atuar na magistratura trabalhista. O magistrado disse que enfrentou dificuldades, entretanto jamais deixou de acreditar que conseguiria atingir o seu propósito. Antes de ingressar na magistratura, Reinaldo Pinto atuava como advogado trabalhista da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

Além de se fortalecer através da fé, momento em que lembrou um trecho em Provérbios que exorta o homem a “pensar em Deus em todos os seus caminhos”, ele afirmou que o apoio da família foi muito importante, especialmente o apoio dos pais, Djalma Antonio Pinto e Lenir de Souza Pinto; da esposa Gabriela de Cássia Melo Souza Pinto, dos filhos; e da avó Maria do Rosário Oliveira (in memoriam). Para a avó, um agradecimento especial, “por uma vida de amor a mim dedicada”, declarou.

Para o magistrado, “acreditar é a força motriz que leva o homem à concretização de seus ideais”, e confessou que desde o dia em que sentiu que ser magistrado do trabalho era a sua vocação jamais desistiu. “Foquei em ser juiz, e quem me conhece sabe que nunca desisto dos meus ideais”, asseverou. Reinaldo Pinto disse que fazer parte do corpo da magistratura do seu país é uma honra, mas que sabe que a posse no cargo é apenas o primeiro degrau da sua jornada, e que acima desse degrau tem muitos outros, especialmente, a busca contínua por conhecimentos na sua área. “Peço a colaboração de meus pares e demais servidores deste Regional e espero corresponder à altura a confiança depositada em mim”. O magistrado agradeceu a Deus, aos familiares e amigos presentes à posse, ao presidente do TRT-MA, e aos demais magistrados e servidores presentes à solenidade.

O presidente Luiz Cosmo deu as boas-vindas ao novo magistrado e desejou-lhe felicidades; como tem repetido para magistrados que vêm de outros estados, afirmou que o Maranhão é um bom lugar para viver e “se depender de nossa receptividade, vai se sentir muito bem aqui”, finalizou.

Representando o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, o juiz Paulo Mont’Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís e atualmente convocado para o TRT, deu as boas-vindas ao magistrado, em nome da Associação. Paulo Mont’Alverne, que é cearense, disse que assim como o empossado exerceu a advocacia por vários anos antes de ingressar na magistratura. Afirmou que Reinaldo Pinto vai receber o apoio dos demais magistrados, ressaltando que a solidariedade e amizade são marcas do TRT do Maranhão. Além disso, “em todo momento de dificuldade, a Amatra estará ao seu lado, pois a associação dá suporte aos magistrados para atuarem da melhor forma possível”, pontuou. “Seja muito bem-vindo e desejo que você tenha uma carreira brilhante”, concluiu. 

A posse foi prestigiada também pelo juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro; e pelos magistrados Fernando Barboza, Wiviane Maria Oliveira de Souza, Ádria Lena Furtado Braga, Luís Fortes do Rêgo Júnior e Élbia Lídice Spenser Dowsley.

181 visualizações