Juiz Paulo Mont’Alverne incentiva participação na 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

segunda-feira, 25 de Abril de 2022 - 15:49
Redator (a)
Suely Cavalcante

Em vídeo informativo, o juiz Paulo Mont’Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em São Luís (Cejusc-JT), destaca a importância da 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que será realizada em todo o país de 23 a 27 de maio. O magistrado incentiva as partes processuais e advogados a agendarem audiências para a Semana, ressaltando que a conciliação é a forma mais rápida de solução dos litígios trabalhistas. Paulo Mont’Alverne também mostra o passo a passo para o agendamento das audiências. Acesse o vídeo que está disponibilizado no portal do TRT-MA, na área de vídeo, ou no canal oficial do TRT16 no YouTube.
A 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista tem como slogan “Conciliar para Recomeçar. O evento é realizado anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil. No TRT-MA, a semana é coordenada pela Secretaria da Corregedoria. Conforme o CSJT, a edição deste ano marca a retomada das atividades presenciais no judiciário trabalhista, uma vez que o evento deixou de ser realizado em seu formato original em 2020 e 2021, por causa da pandemia de coronavírus. 
As partes interessadas em conciliar seus processos trabalhistas podem requerer a inclusão nas pautas de audiências, presencialmente, nas Varas nas Varas do Trabalho de São Luís e do interior do Maranhão; e no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em São Luís (Cejusc-JT); virtualmente, no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão); por telefone e ainda por e-mail. 
Agendamento
As audiências da primeira instância podem ser agendadas diretamente no portal do Tribunal, acessando o menu lateral direito na aba Conciliação e, em seguida, no Formulário da Conciliação, também no lado direito. O agendamento também pode ser feito nas secretarias das Varas do Trabalho da capital e do interior. Veja a relação completa de todas as Varas do Trabalho e jurisdição no site do TRT-MA e respectivos contatos (telefone, e-mail e balcão virtual)
Cejusc-JT - o Centro de Conciliação, que funciona no 3º andar do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, também está recebendo as solicitações de pautas de audiências. O agendamento pode ser feito direto no portal do TRT por meio do Formulário de Conciliação. No Cejusc da segunda instância, a pauta de conciliação é organizada pelos gabinetes dos desembargadores.
Mais informações na Secretaria da Corregedoria, que funciona no 6º andar do prédio-sede do TRT, ou pelo telefone 2109 9343.

127 visualizações