Juíza do Trabalho substituta toma posse na manhã desta segunda-feira (2/3)
Tomou posse, na manhã desta segunda-feira (2 de março), a juíza do Trabalho substituta Tália Barcelos Hortegal. A posse foi realizada no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), atendendo à nomeação pela Portaria nº 162/2015 para a vaga antes ocupada pela juíza do trabalho substituta Érika Cristina Ferreira Gomes, removida para o TRT da 15ª Região (Campinas-SP). Tália Hortegal foi lotada provisoriamente na 2ª Vara do Trabalho de São Luís.
O presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, deu posse à nova juíza e ressaltou o compromisso assumido por ela: “Este cargo não representa um mero emprego, vai muito além disso. A sociedade deposita uma enorme confiança em nós, que temos o compromisso de manter o caráter conciliador da Justiça mais bem reconhecido”, destacou.
Tália Hortegal, que é maranhense e ex-servidora do TRT-MA, manifestou sua satisfação por essa posse, que considera especial por ser no lugar onde tem suas raízes, e que é imensamente prazeroso poder contribuir para a Justiça do Estado no qual nasceu. “É muito especial repetir este momento que já tive em Campinas. Agora, com um sabor especial por ser na minha casa. Pretendo desenvolver um trabalho social de qualidade no Maranhão, especialmente neste Tribunal, onde atuei como advogada e como servidora, e agora volto como juíza”, afirmou a magistrada.
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI), juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, falou que a nova magistrada já era esperada, e que sua experiência como advogada e como juíza vai enriquecer o Tribunal.
Também prestigiaram a posse de Tália Hortegal o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro; a juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de São Luís; os juízes substitutos Reinaldo de Souza Pinto e Paulo Fernando da Silva Santos Júnior; servidores do Gabinete da Presidência e das varas de São Luís; e a família da juíza empossada.