Juízes do 1º grau recebem capacitação para implantação do PJe-JT no Maranhão

quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 - 14:04
Redator (a)
Wanda Cunha
A juíza Kelly Cristina Monteiro Dias Estadulho (TRT-MS) está ministrando o treinamento.

Para dar continuidade ao cumprimento do cronograma para instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT) em todo o país, foi iniciada, nesta quarta-feira (28) e se estende até amanhã (29), a capacitação em Pje-JT destinada aos juízes de 1º grau da Justiça do Trabalho no Maranhão.

O treinamento está ocorrendo no Laboratório de Informática da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), no 1º andar do edifício-sede (Areinha), das 8h às 12h e das 14h às 18h.  A juíza titular da Vara do Trabalho de Ponta Porã, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), Kelly Cristina Monteiro Dias Estadulho, está ministrando o treinamento.

A solenidade de implantação do PJe na JT-MA vai ocorrer no dia 10 de dezembro deste ano, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). O Pje vai ser implantado no 2º grau do TRT-MA e na VT de Barreirinhas.

“Temos contado com a valiosa colaboração do TRT de Mato Grosso do Sul, designado padrinho deste Regional pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, para as atividades de preparação e implantação do Sistema PJe-JT, as quais já tiveram início com a participação de servidores e magistrados deste TRT em treinamento para multiplicadores realizado naquele Regional”, enfatizou a presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo.

A presidente esclareceu que o PJe-JT foi inserido na Meta 16 da Justiça do Trabalho para 2012, a qual estabelece que os Tribunais Regionais deverão implantar o referido sistema em, pelo menos, 10% das unidades de sua jurisdição, até o final de 2012. “O TRT do Maranhão elaborou cronograma de atividades para implantação do PJe-JT, módulos de 1º e 2º graus, o qual foi aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho”, explicou a presidente.

O juiz auxiliar da Presidência e juiz titular da VT de Barreirinhas, gestor do projeto do PJe na JT-MA, Manoel Veloso Sobrinho, explicou que com a instalação do processo eletrônico, haverá padronização no Judiciário. O fato de a base ser idêntica para todos, permitirá que os Regionais caminhem juntos. “A idéia de padronização é importante para que o acesso seja para todos, mas depende do esforço e empenho de juízes e servidores para acessar o sistema”, observou Veloso.

Para Manoel Veloso, os servidores terão que se adequar à nova tecnologia para operar o sistema e, para isso, deve haver também uma campanha de estímulo. Dentre as vantagens da nova tecnologia, o juiz citou a celeridade na tramitação processual e a melhoria do acesso, principalmente pelos advogados. “A Justiça do Trabalho vai funcionar 24 horas”, completou.

Capacitação de servidores - o diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Ponta Porã (MS), Gutemberg Ferreira de Vargas Júnior, está ministrando a capacitação para servidores do primeiro grau, no Laboratório de Informática do Fórum Astolfo Serra, no período de 26 a 30 de novembro, de 08h às 12h e das 14h às 18h.

 

56 visualizações