Juízes recém-aprovados no concurso do TRT-MA fazem curso na Enamat
terça-feira, 10 de Abril de 2007 - 11:19
Redator (a)
Valquíria Santana
Os 11 juízes substitutos aprovados no concurso realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), e empossados no último mês de março, participam em Brasília, até o dia 04 de maio, do curso de formação inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O curso, que reúne 80 juízes recém-aprovados em concursos públicos promovidos por 14 TRT´s, foi aberto ontem (09) à tarde pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Rider Nogueira de Brito e pelo diretor da Escola, ministro Carlos Alberto Reis de Paula.
A presidente do TRT-MA, dsesembargadora Kátia Magalhães Arruda, compareceu à solenidade de abertura do curso da Enamat. A magistrada permanece em Brasília, onde participa da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRT´s (Coleprecor), de reunião com ministros do TST e do Seminário "A Conciliação na Justiça do Trabalho", de hoje (10) até quinta-feira (12). A reunião do Coleprecor foi iniciada ontem (09)
Antes do curso da Enamat, os juízes maranhenses receberam treinamento na Escola Judicial de Magistratura Trabalhista do TRT da 16ª Região. Na semana seguinte eles também participaram do “Projeto Anjo”, desenvolvido pelo Tribunal em sua primeira edição. O projeto consiste em colocar um juiz antigo para acompanhar os novos magistrados em suas atividades práticas iniciais no Fórum da Capital e em visitas aos setores do TRT.
Após concluírem o curso de formação da Enamat, os juízes da Justiça do Trabalho no Maranhão iniciam suas atividades nas Varas para onde foram designados. Os magistrados Daniela Pinheiro Gomes Pessoa, Viviane Souza Brito, Luciana Doria de Medeiros Chaves, Andressa Alves Lucena, Márcia Suely Corrêa Moraes, Maurílio Ricardo Neris, Carlos Gustavo Brito Castro, Carolina Burlamaqui foram lotados nas Varas do Trabalho da Capital. Já Fabio Ribeiro Sousa, Ana Paulo Flores e Jaime Luís Bezerra Araújo, na Vara Trabalhista de Imperatriz.
Enamat - o curso de formação inicial é uma das etapas para aquisição da vitaliciedade do cargo de magistrado. Seu objetivo é dar formação específica para a atividade judicante, desenvolvendo as habilidades necessárias para o bom exercício da magistratura.
Os novos juízes também farão estágio para conhecimento prático de diversas instituições, participando de atividades no Supremo Tribunal Federal (STF), Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e no próprio TST, com acompanhamento das sessões ordinárias de seus órgãos judicantes.