Juízes trabalhistas participam da II Oficina de Técnicas de Conciliação no TRT-MA
sexta-feira, 5 de Outubro de 2007 - 14:33
Redator (a)
Wanda Cunha
Juiz James Magno Araújo Farias faz a abertura da oficina
Juízes respondem a questionário de avaliação
A II Oficina de Técnicas de Conciliação para Magistrados, do Laboratório Permanente de Conciliação da Justiça do Trabalho no Maranhão, aconteceu nesta sexta (05), de 08h às 12h20min, no Centro de Treinamento do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA), na Areinha, e contou com a presença de grande parte dos magistrados trabalhistas de 1º grau, inclusive do interior. Durante a oficina foi feita uma mesa-redonda para troca de experiências e aperfeiçoamento de técnicas conciliatórias.
O evento foi divido em três etapas. No primeiro momento, os juízes responderam a um questionário de avaliação, por meio do qual foram verificados os métodos de conciliação usados por cada um; no segundo momento, os juízes mostraram as suas experiências, demonstrando as vantagens e proveitos que tais experiências poderiam trazer para a conciliação; no terceiro, o juiz Paulo Mont’Alverne fez a exposição de técnicas de conciliação com base científica. “Nessa etapa – disse Mont’Alverne – vamos cotejar as experiências de cada magistrado com as técnicas de conciliação cientificamente comprovadas”.
O juiz Manuel Veloso disse que a oficina permite qualificar melhor os juízes para a conciliação. “Estamos analisando o nosso trabalho para que apliquemos melhor as técnicas de conciliação e, em conseqüência, para que evoluamos”, disse o magistrado. Mont’Alverne e Veloso, ao lado dos juízes Érico Renato e James Magno, fazem parte da Comissão Permanente de Conciliação do TRT-MA, que tem como presidente a desembargadora Márcia Andréa Farias da Silva, vice-presidente e corregedora do Tribunal. A oficina é uma iniciativa da Comissão.
O Laboratório Permanente de Conciliação da Justiça do Trabalho no Maranhão faz parte do Projeto Conciliar, um conjunto de ações e atividades voltadas para a multiplicação dos índices de conciliações nos processos que tramitam na Justiça do Trabalho no Maranhão. O projeto integra o Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos estratégicos do plano de Gestão do TRT-MA para o biênio de 2007-2009, cujo objetivo é aumentar o índice de conciliação nos processos trabalhistas, diminuir o tempo e duração da lide, no sentido de viabilizar a solução do conflito por meio de um procedimento mais célere e simplificado, que permita a redução de processos no Judiciário trabalhista.
O Projeto Conciliar prevê, além do Laboratório Permanente de Conciliação, a realização da Semana Conciliar, a instalação de Juízos Auxiliares de Conciliação, a adoção de pautas especiais de conciliação nas 21 varas trabalhistas do Estado, entre outras. O projeto integra também o Movimento Conciliar é Legal, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Fotos: Romeu Ribeiro