Justiça do Trabalho coloca o bloco na rua contra o trabalho infantil

sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025 - 16:03

A Justiça do Trabalho coloca mais uma vez o bloco na rua em defesa das crianças e adolescentes. Com a marchinha de carnaval “Vou te Guiar”, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) faz um convite para que, mesmo na folia, todos possam lembrar que “trabalho de criança é brincar”, como diz um dos trechos da música. A marchinha está sendo executada em rádios de São Luís e também foi divulgada em grupos focais do whatsapp e nas redes sociais.
A marchinha é de autoria do instrumentista e compositor Paulo Trabulsi e da servidora Edvânia Kátia, chefe do Setor de Gestão Documental e Memória, e responsável pelo Centro de Memória e Cultura do TRT-16. “É uma forma lúdica de falar sobre o trabalho infantil. E aqui na Justiça do Trabalho, por meio das ações de difusão cultural do Centro de Memória, temos conseguido pautar o tema e os resultados são gratificantes, inclusive com premiações”, diz a servidora. A interpretação é da cantora Anna Claudia e os arranjos são do maestro Murilo Rego.
A campanha é uma iniciativa da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo À Aprendizagem em parceria com o Centro de Memória do Tribunal. A vice-coordenadora da comissão, juíza Liliana Bouéres, diz que a pauta do trabalho infantil é uma ação contínua da Justiça do Trabalho no Maranhão. “Nosso compromisso com a defesa de crianças e adolescentes é permanente. Sabemos que os números ainda são alarmantes e que precisamos sensibilizar e conscientizar para que todos possam estar vigilantes”, convidou.
A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem é coordenada pela presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. As ações de 2024 incluíram roda de conversas com aprendizes, fóruns sobre a infância nas varas do trabalho, encontro de aprendizes, entre outras iniciativas. Acompanhe as atividades da Comissão.

40 visualizações